Informe para os trabalhadores das Plataformas sobre assembleias

Depois do fim de nossa campanha de acordo coletivo no final do ano passado, estamos passando por inúmeros ataques aos nossos direitos (tabela de turno, PLR, banco de horas etc.), descumprimentos do acordo, avanço do processo de desmonte e privatização e recentemente fechamento da FAFEN de Araucária com o anúncio da demissão de todos os trabalhadores, próprios e terceirizados.

Ou respondemos à altura e com urgência a esses ataques ou corremos o risco de chegarmos a um ponto sem retorno. Nesse sentido a FNP anunciou uma jornada de lutas em fevereiro. A FUP anunciou greve a partir de 01 de fevereiro. Devido ao desmonte da greve em novembro e a marcação de uma greve fake pela FUP no final do ano passado, não tínhamos segurança se haveria de fato uma greve.

A questão é que no sábado, 01 de fevereiro, começou de fato uma forte greve nas refinarias, estabelecendo um novo patamar para a categoria. Assim, seria um erro deixar passar essa oportunidade de unificar a categoria na luta. Os sindicatos da FNP estão todos fazendo assembleias para votar sua incorporação na greve. O Sindipetro-NF e ES também resolveram mudar suas orientações e fazer assembleias de greves nas plataformas de suas bases.

O Sindipetro-RJ está chamando assembleia no sindicato hoje 17h30 para votar greve. O sentido dessa assembleia centralizada no sindicato e convocada tão rápido é poder votar a greve o quanto antes para poder cumprir o prazo legal de 72 horas de antecedência no comunicado à empresa. Propusemos que as bases operacionais realizassem assembleias também hoje para fortalecer o processo. Assim podemos até o final dessa semana estar com nossas unidades em greve.

Naturalmente não queremos fazer nada artificial e nosso plano é a partir de amanhã preparar e avaliar as condições concretas em cada unidade e tentar colocar cada uma delas o quanto antes na greve, com orientações bem delineadas etc. Assim, a tarefa das assembleias de hoje é a aprovação da greve para a base do Rio de Janeiro, de forma que possamos cumprir o prazo legal de 72 horas e poder preparar com consistência nosso movimento. Com isso, poderemos iniciar nossa greve às 00h de quinta para sexta em todas as bases que tiverem condições para isso.

Quem não conseguir fazer assembleia hoje, não participará do somatório de aprovação de greve na base do Sindipetro-RJ. Isso não impede de realizar assembleia depois para avaliar e aprovar a posição dessa unidade no movimento, seu ritmo e suas formas.

Assim sendo, orientamos ao pessoal das plataformas que, a) de preferência, realizem assembleias hoje e aprovem o indicativo de greve do Sindipetro-RJ; b) ao longo desses dias de prazo, a partir das avaliações gerais e das orientações do sindicato, cada plataforma discuta sua realidade e delibere sobre sua adesão ao movimento.

Ou seja, hoje está em votação a aprovação de greve na base do Rio de Janeiro de conjunto. Vamos poder acompanhar ao longo dos próximos dias como está o desenvolvimento da greve e o grau de adesão nas plataformas das outras bases para assim poder decidir melhor os próximos passos. Estaremos em contato cotidiano com as plataformas para fazermos avaliações mais específicas e passarmos orientações concretas para cada local.