Trabalhadores realizaram uma paralisação de 48 horas que contou com adesão de 90% da categoria. O Sindipetro-RJ presta solidariedade classista aos jornalistas que da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)
A direção da EBC apresentou um plano de carreira que afronta a jornada especial dos jornalistas, caracterizando assim um ataque aos direitos dos trabalhadores.
A paralisação dos jornalistas da EBC ocorreu, entre os dias 3 e 4/09, no DF, RJ e SP com adesão de mais de 90% da categoria, paralisando a produção dos informativos da EBC. Nesta quinta (5/09), os sindicatos conquistaram uma reunião com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para discutir o Plano de Carreira e Remuneração (PCR). Os jornalistas da EBC lutam para garantir isonomia salarial!
Ex-chefão da Globo, diz que TV Pública é dispensável
Em uma verdadeira afronta aos trabalhadores da EBC e ao povo brasileiro, a direção da estatal de comunicação convidou com os ex-diretor da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, para participar na terça-feira (5/09) da bancada do Programa Sem Censura da TV Brasil. No mesmo dia em que ocorria a paralisação dos trabalhadores da EBC. Diante de uma bancada que parecia mais um fã-clube, Boni fez declarações desqualificando o papel da TV Pública no Brasil.
“Acho perfeitamente dispensável, nos dias de hoje, a TV pública. Porque tudo o que você tem de informação através da internet e da TV, isso está completo. A TV tem que seguir outros caminhos. Eu vejo que a única saída para a TV pública é ela operar vários canais e suprir algumas coisas culturais e se dedicar fundamentalmente à educação. Eu acho que o papel dela é esse e cada vez menos o entretenimento”, disse o ex-chefão” da Globo com uma opinião totalmente dispensável. Ficou nítida a intenção da direção da EBC em afrontar os trabalhadores da empresa com a presença de Boni no programa de maior repercussão da grade da TV Brasil.
Já não causa mais espécie esse tipo de situação ocorrer em pleno governo petista, que agora parece defender tudo que combateu ao longo de sua história como os métodos da grande mídia. Quem não se lembra que Boni, na TV Globo, assumiu publicamente a manipulação ocorrida no debate presidencial realizado no segundo turno em 1989, quando favoreceu o então candidato Fernando Collor de Mello, contra Lula, sugerindo a edição dos melhores momentos do primeiro, contra os piores momentos de Lula na ocasião.
Assim, como na EBC, os trabalhadores da Petrobrás buscam construir um Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), digno para os petroleiros da empresa. A luta é de todos e deve ser solidária!