Comunidade LGBTIA+ comemora o dia 28 no Rio de Janeiro

Sindipetro-RJ participou ativamente das manifestações

Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, os frequentadores do bar Stonewall Inn em Nova York resolveram dar um basta nas batidas policiais que aconteciam no local e a revolta tornou-se um marco anual na luta em defesa da comunidade LGBTIA+.

Na segunda (28), em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+, aconteceram manifestações em diversos pontos do mundo. No Rio de Janeiro, houve concentração nas escadarias da ALERJ. Depois, os ativistas e populares seguiram em passeata para a Cinelândia para ato em frente à Câmara dos Vereadores. O evento foi televisionado por diversos canais e também houve muitas transmissões ao vivo nas redes sociais.

Faixas e cartazes revelaram a indignidade contra um governo liderado por um presidente LGBTfóbico, racista e nazista. “Fazemos essa celebração há anos e, hoje, o mote é o ‘Fora, Bolsonaro!'”, disse o diretor do Sindipetro-RJ, Ricardo Bogado, que esteve presente nas atividades.

“Estamos aqui hoje juntando os vários movimentos e pedindo o ‘Fora, Bolsonaro!’, porque enquanto ele estiver na presidência da república as nossas vidas não estão garantidas”, afirmou Márcio Anastácio, membro da Frente LGBT do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes compondo e apoiando o ato, além do Sindipetro-RJ e a FNP, a deputada estadual Renata Sousa (PSOL) e diversos movimentos sociais como o COLE (Coletiva Feminista das Lésbicas e Bissexuais de Niterói), Grupo Arco Íris, MNU (Movimento Negro Unificado), a Casa Nem, e representantes de mandatos das vereadoras Mônica Benício (PSOL), Taíná de Paula (PT), Thaís Ferreira (PSOL); dos vereadores Chico Alencar e William Siri (ambos PSOL); das deputadas estaduais Mônica Francisco (PSOL) e Dani Monteiro (PSOL) e do deputado estadual Carlos Minc (PSB), além dos partidos PT, PCdoB, PSTU, PSOL, UP, PDT e PV.

O diretor do Sindipetro-RJ e ativista LGBT, Charles Vieira, em fala para o público ressaltou que as doações, como a de R$ 4 mil da FNP, foram fundamentais para cobrir grande parte das despesas com o ato, garantindo condições para muitos participarem da manifestação. “Estamos aqui para esta caminhada contra a LGBTfobia, contra as privatizações, pelo ‘Fora,Bolsonaro!’ e em defesa do SUS”, firmou Charles Vieira.