LGTBI: uma realidade que não se resume a letras

No último dia 3 de julho foi realizada no Sindipetro-RJ a roda de conversa ‘Orgulho de ser Petroleir@ LGTBI’. O evento organizado pelo GT – Diversidades e Combate às Opressões , em celebração ao 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGTBI, contou com uma série de palestras. O petroleiro Moises Guimarães apresentou um painel sobre a literatura Queer; Halisson Paes detalhou o ativismo LGBTI em espaços não tradicionais; Alice Pereira abordou a experiência como ex-petroleira e a inserção no mercado de trabalho; Ricardo Bogado, diretor do Sindipetro-RJ, palestrou sobre as famílias homoafetivas; Alexandre Nabor França, do Conselho Regional de Psicologia, comentou a “cura gay” patrocinada por psicólogos fundamentalistas; e o conselheiro fiscal do Sindicato, Charles Vieira fez comentários sobre a questão LGBTI no mundo do trabalho, especificamente na Petrobrás.

“Na minha avaliação foi muito interessante, pois as pessoas puderam avaliar o grau de repressão institucionalizada na Petrobrás através de trocas de experiências variadas. Inclusive com discussão sobre crimes passíveis de punição no nosso código civil”, disse Fabíola Mônica, diretora do Sindipetro-RJ.

Confira a integra do encontro

Versão do impresso  Boletim LXXXI