Liquigás: mais um ativo da Petrobrás com entrega concluída

Venda de ativos estratégicos em 2020 gera US$ 2 bilhões, menos de 10% da média anual da geração de caixa da empresa

Às vésperas do Natal, a direção da Petrobrás concluiu no último dia 23 de dezembro a venda da totalidade da sua participação na Liquigás Distribuidora S.A. para a Copagaz – Distribuidora de Gás S.A. e a Nacional Gás Butano Distribuidora. A operação foi finalizada com o pagamento de R$ 4 bilhões à Petrobrás. Somente em 2018 a Liquigás obteve lucro bruto de R$ 1,2 bilhão.

A Liquigás detém cerca de 21,4% de participação de mercado e está presente em quase todos os estados, contando com 23 centros operativos, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário e uma rede de aproximadamente 4.800 revendedores autorizados.
Na contramão das grandes empresas de petróleo, a companhia passa a concentrar, cada vez mais, seus recursos na exploração e produção de petróleo bruto, deixando de lado refino, distribuição e toda cadeia de transformação do petróleo.

Sem qualquer cerimônia, o presidente da empresa Roberto Castello Branco, um verdadeiro “papai Noel” dos especuladores e dos concorrentes da Petrobrás, afirmou que a empresa está focada “no que traz mais valor para os nossos acionistas”. A maximização do retorno sobre o capital empregado, segundo Castello, “é um dos pilares do nosso Plano Estratégico para o para o quinquênio 2021-2025” – disse. Ou seja, o que importa é encher os bolsos dos acionistas, em detrimento ao desenvolvimento do Brasil.
Fonte AEPET