Live do GT de Diversidade e Combate às Opressões – “Dia 13 de maio: A farsa da abolição”

Na sexta (21), 18h30, não perca a live organizada pelo Grupo de Trabalho do Sindipetro-RJ

A realidade da população negra no Brasil grita que houve uma falsa abolição. Trilhamos uma história de violação permanente de direitos humanos contra as negras e negros de nosso país e que continua até os dias de hoje, mesmo com os avanços conquistados pela mobilização popular. Os trabalhadores negras e negros estão entre os piores índices de emprego, escolaridade, habitação, saúde, condições sanitárias, cobertura previdenciária, entre outros.
Alguns números do mundo do trabalho, por exemplo, denunciam isso:

– a remuneração média em relação ao salário dos brancos é de 60% para os homens negros e 40% para as mulheres negras; e
– apenas 5,3% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas negras nas 500 maiores empresas brasileiras.

São violações e violências cotidianas que acabam por reapresentar uma política de estado para essa população reproduzidas no âmbito da sociedade. De um lado a chacina do Jacarezinho, de outro a morte nos supermercados.
A denúncia é a de que o racismo estrutural está enraizado em nossa sociedade desde antes e depois do 13 de maio que se aliou a uma estratégia capitalista de exploração da classe trabalhadora.

Convidados:

– Sheila Dias, assistente social, docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto, mestre, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social/ UFRJ e suplente na atual gestão da ABEPSS “Aqui se Respira a Luta” – Biênio 2021/2022.;

– Vanda Araújo, jornalista, ativista da Marcha de 1988, a “Marcha da farsa da Abolição”; e

– Elias José, sambista, compositor, atual presidente do Grupo Afro Agbara Dudu – primeiro Bloco Afro do RJ, presidente do sindicato dos Metroviários, membro do Quilombo Raça e Classe e foi do Comando da Marcha de 1988, a “Marcha da farsa da Abolição”.

Mediação: Guilherme Silva, diretor do Sindipetro-RJ.

A live vai ser transmitida pelos canais do Sindicato:

Facebook: https://www.facebook.com/sindipetrorj/videos/801756490752291

YouTube: https://youtu.be/XeZrcAwW4Ls