Live denuncia a desumanidade da direção da Petrobrás na questão dos descontos abusivos dos contracheques

Sindipertro-RJ responde perguntas pertinentes sobre a negociação junto a Petrobrás para impedir abusos

O Sindipetro-RJ apresentou nesta quinta-feira (04/02) uma live em suas mídias sociais (Facebook e Youtube) intitulada “AMS: descontos abusivos” em que prestou informes e esclarecimentos sobre os descontos implementados nos contracheques de ativos, aposentados e pensionistas por conta do aumento da margem consignada para AMS de 13% para 30%. A transmissão contou com a participação do diretor do Sindicato e da FNP, Vinicius Camargo; Luiz Fernando, advogado do Sindipetro-RJ e de Eric Gil Dantas, economista do IBEPS.

O diretor Vinicius apresentou uma panorama atualizado das negociações que estão sendo conduzidas pela FNP e seus sindicatos filiados com a Petrobrás para tentar encontrar uma solução para os descontos abusivos, que são alegados pela representação da Petrobrás como acerto de saldo devedor da AMS, afetando a vida de aproximadamente 5 mil pessoas, além da arrecadação de associações representativas da categoria.

O advogado do Sindicato questionou a forma abrupta como a Petrobrás realizou os descontos não relevando o mínimo existencial das pessoas afetadas. Existem pessoas que tiveram até 90% do seu contracheque comprometido.

Já o economista do IBEPS apresentou um resumo do levantamento sobre as mudanças da AMS na sua relação de custeio, passando de 70%x30% para 60%x40%, para o ano de 2020, conforme o acordado no atual ACT, e com as variações de preços que o plano sofre por influência do VMHC (Variação de Custo Médio Hospitalar) no ano de 2020, e os impactos da nova relação de custeio 50%x50% programada para 2022.

Perguntas centrais da Live

Ainda, o que será devolvido e quando?

– Por que o adiantamento do benefício Petros veio menor em fevereiro?

– Por que tivemos descontos abusivos em janeiro? Foi “só” devido ao aumento da margem consignável AMS?

– E o adiantamento do 13º do benefício Petros que veio muito reduzido?

– De quanto foram os reajustes das contribuições ao plano de saúde (AMS) e da própria margem consignável?

Estas e outras questões foram esclarecidas na live. Dê uma olhada, acompanhe nossa atuação e os informes para entender o que está em jogo e os desafios que já enfrentamos no dia-a-dia.

Para outras informações sobre o que o a FNP e o Sindicato estão fazendo acesse o “Descontos abusivos: Petrobrás fala, fala e não convence

Confira a íntegra da live