Meganhas invadem sindicato de professores em Manaus

Na última terça-feira (23), três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) invadiram, armados, a sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), no momento em que acontecia uma reunião de lideranças sindicais e de movimentos sociais. O encontro tinha como objetivo organizar um ato contra a visita do presidente Jair Bolsonaro a Manaus, que aconteceu nesta quinta (25).

“Adentraram no Sinteam e fizeram algumas perguntas a respeito da reunião que estava ocorrendo. Chegaram a perguntar quem eram as lideranças (…) como uma forma de nos intimidar. Disseram que estavam a mando do Exército e faziam parte da segurança do presidente Jair Bolsonaro”, disse a presidente do Sinteam, professora Ana Cristina Rodrigues. “Marcamos uma reunião às 17h. Eles chegaram 16h40, não sei como souberam da reunião; era fechada para diretores de movimentos”, explicou o Secretário de finanças do Sinteam, Cléber Ferreira.

A informação de que se tratava de uma medida sob as ordens do Exército foi negada pelo Comando Militar da Amazônia. Por sua vez, a PRF não deu explicações e Jair Bolsonaro também não quis se manifestar.

Diante do ocorrido, o Sinteam informou que irá ao Ministério Público Federal para dar prosseguimento ao inquérito que vai investigar a “visita” de policiais rodoviários federais à sede do sindicato.

Repudiamos qualquer tipo de intimidação, pela democracia, liberdade de expressão e respeito às atividades sindicais! Toda solidariedade ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam).

Versão do impresso Boletim CXXXI