Mobilizações contra o PL que privatiza transporte de gás

A privatização total das atividades relativas ao transporte de gás natural é uma das metas do governo federal e dos parlamentares da sua base de apoio. O Sindipetro-RJ está debatendo nas assembleias as mobilizações contra esta proposta para impedir mais este roubo contra o nosso patrimônio. Na véspera do recesso parlamentar, dia 19 de dezembro, o PL 6102/16, apensado ao PL 6.407/13, quase foi aprovado na Comissão de Minas e Energia da Câmara. Parlamentares do PT e do PCdoB se retiraram evitando o quórum da votação e denunciaram as consequências sociais nefastas da privatização do gás.

O PL 6102/16, fala na “garantia de livre acesso de terceiros à capacidade disponível de gasodutos de escoamento da produção, às instalações de tratamento ou processamento de gás natural, assim como os aos terminais de liquefação e regaseificação, que hoje não está prevista na Lei do Gás”. O projeto critica o predomínio da empresa “no carregamento e na comercialização de gás natural às distribuidoras estaduais”, colocando como um problema a ser superado. Ele deve voltar a debate e votação na Comissão no início de fevereiro.