Não aceitaremos nenhuma demissão por motivação política! O Sindipetro-RJ se soma no repúdio ao processo de perseguição contra o profissional de saúde
Nós, médicos e médicas atuantes nas clínicas da família do Rio de Janeiro, reunidos em assembleia em 21/05/25, viemos através desta manifestar nosso apoio a Gustavo, que foi sumariamente demitido sem nenhuma justificativa às vésperas da realização de paralisação da categoria, em que reivindicamos melhores condições de trabalho e atendimento à população.
Gustavo é médico de família atuante no município desde 2013. Atualmente está há 3 anos atuando em uma equipe no território de Acari, em que em toda sua existência nunca tinha conseguido fixar um médico por mais de 1 ano. O território é uma das áreas mais vulneráveis e com um dos menores IDHs da cidade A demissão de Gustavo rompe com um vínculo importante com a comunidade, atinge diretamente a longitudinalidade do cuidado e coloca os interesses políticos acima do bem-estar da população.
Além disso a demissão se deu por telegrama, quando Gustavo estava em casa durante período de afastamento por motivo de doença, sem nem ao menos uma justificativa, e sem nem conhecimento de responsável técnica de sua clínica.
Fica claro que o único motivo para demissão é o fato de Gustavo compor comitê de mobilização da categoria médico e ter divulgado nossas reuniões, assembleias e a paralisação que tivemos hoje. Mas sua demissão visa atingir não só a ele, mas a própria organização dos médicos e médicas do Rio de Janeiro que neste momento de mobilizam. Visa criar um clima de medo que faça a categoria recuar. Não vão conseguir! Seguiremos em frente e mais fortes!