Moção de apoio e solidariedade à luta do povo equatoriano

O Sindipetro RJ manifesta sua solidariedade à heroica luta do povo equatoriano, exemplo para o Brasil e toda a América Latina

Que avancem na mobilização pela redução do preço dos combustíveis, moratória das dívidas ao sistema financeiro, preços justos para os produtos agrícolas; contra as privatizações, mineração em terras indígenas e carestia; dinheiro para saúde, educação e emprego; por emprego e garantia dos direitos trabalhistas e da pauta dos 21 direitos coletivos.

Abaixo a repressão! Pela derrubada do governo Lasso, lacaio dos interesses dos banqueiros e grandes empresários.

Ato no Rio

Nesta quarta-feira (06/07), a partir de 13h, está programada a realização de um ato no consulado do Equador do Rio, em solidariedade à luta do povo equatoriano. O consulado fica localizado na Avenida Ataulfo de Paiva, 1.079, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio.

O Contexto da luta

Ao longo de 18 dias de protestos, os povos indígenas, maioria da população, exigem uma redução de até 21% nos preços dos combustíveis, a suspensão do pagamento de empréstimos de produtores rurais aos bancos e o fim de atividades de mineração e extração de petróleo em territórios demarcados. Nas últimas semanas, seis pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas.

Na quinta-feira (30/06), o governo de Guillermo Lasso e a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) assinaram uma “ata de paz” para colocar fim aos protestos, em boa parte concentrados na capital, Quito. Pelo texto, mediado pela Igreja Católica, o governo concordou com a redução de até 8% dos preços de combustíveis como diesel e gasolina.

Perseguição política

A Justiça equatoriana deu início a um processo contra o líder indígena Leonidas Iza, considerado a principal liderança contra o governo do país. A ação está sendo conduzida por um tribunal em Latacunga, na região dos Andes — foi neste local que Iza foi preso por 24 horas no dia 14 de junho, em um incidente que acabou dando força ao movimento.

Para saber mais sobre a luta dos povos indígenas do Equador acesse https://conaie.org/

Imagem em destaque Conaie Comunicación