Na dança das cadeiras da Petrobrás, os amigos de Bolsonaro levam vantagem

Contrariando seu discurso de campanha, o presidente Jair Bolsonaro pelo jeito não deixa seus amigos a ver navios. Um deles é o professor Luciano de Castro que será assessor especial do presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, para a área de gás natural, conforme informou a empresa. Castro é professor da Universidade de Iowa e especialista em energia, sendo o principal assessor de Bolsonaro nessa área durante a campanha. Ele inclusive chegou a ser cotado para o Ministério de Minas e Energia, tendo feito parte da equipe de transição de governo.

Amigo ruim de voto

Já Carlos Victor Guerra Nagem foi indicado pela direção da Petrobrás para gerência executiva de Inteligência e Segurança Corporativa. A Petrobrás NA DANÇA DAS CADEIRAS DA PETROBRÁS, OS AMIGOS DE BOLSONARO LEVAM VANTAGEM defende a indicação informando que “Capitão Victor”, que é militar reformado da Marinha, como é conhecido, é empregado da companhia há cerca de 11 anos e tem o currículo adequado para a vaga. Por sua vez, Bolsonaro defendeu a indicação, postando imagem de nota da Petrobrás com o currículo do “Capitão Victor” em rede social.

Desde que ingressou na Petrobrás , segundo o site do TSE, o “Capitão Victor” se candidatou em duas eleições pelo Estado do Paraná ,nos anos de 2016 e 2018, pelo PSC. Nesta última conseguiu apenas 583 votos. Em 2016, Bolsonaro gravou um vídeo pedindo votos para o candidato que classificava como “meu amigo particular” Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, negou que a indicação tenha motivação política. Castello defendeu a experiência do “Capitão Victor” na área, dizendo que o indicado trabalha há seis anos na área de segurança empresarial da Petrobrás.

Em resposta, através de uma nota, a Petrobrás tenta apelar para a falácia meritocrática, afirmando que o “Capitão Victor” é graduado em administração pela escola Naval, com mestrado pela Coppead, da UFRJ, e dez anos de docência no ensino superior. À despeito de seu currículo, está clara a indicação política. Agora, vamos ver se os padrões da empresa serão respeitados e se as áreas de RH e compliance vão exercer o seu papel. Então, a quem possa interessar é só acessar o padrão PP-1PBR-00302 e verificar os critérios a serem aplicados para preenchimento de cargos.

Fonte: Carta Capital

 

Destaques