Na luta contra os leilões do pré-sal, contra os retrocessos de Temer e construindo a unidade

Na noite desta terça-feira (24) foi realizada na sede do Sindipetro-RJ uma plenária conjunta com outras categorias sobre a mobilização contra os leilões da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e organização para o Dia Nacional de Lutas  – 10/11.

Em pauta, as estratégias para enfrentar os retrocessos promovidos pelo governo de Michel Temer, contra a situação do Estado do Rio de Janeiro, privatização da CEDAE, desmonte da Petrobrás e outras estatais.

Os representantes de centrais sindicais, federações petroleiras, sindicatos e movimento social debateram  mobilizações, paralisações e greves para o dia 10 de novembro e também contra a realizações dos leilões áreas do pré-sal que vão acontecer na próxima sexta-feira (27) no Rio de Janeiro.

Vale destacar a presença de dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) como coordenadora , Cibele Vieira. Isso mostra que uma Unidade Petroleira pode ser possível no enfrentamento contra a proposta de ACT da Petrobrás, contra os leilões do pré-sal e contra o desmonte das estatais.

“A conjuntura pela qual passamos, de ataques por todos os lados, não tem outra saída que não seja a unidade da classe trabalhadora. Ou conseguimos nos unir na luta e barrar essa ofensiva que a direita e os conservadores estão fazendo, ou vamos morrer todos abraçados. Por isso, essa iniciativa do Sindipetro-RJ em convocar essa plenária foi muito boa, conversamos na FUP sobre estar aqui presente para construirmos um ato em conjunto na sexta-feira (27) contra o leilão do pré-sal, e também agregando com o pessoal que está na luta aqui no Rio de Janeiro que lutam em defesa do servidor público do Estado e contra a privatização da CEDAE. Nesse momento a união é essencial” –  disse Cibele que é também coordenadora do Sindipetro unificado SP.

Na dia 31 de outubro (terça-feira) será realizada mais uma plenária conjunta, desta vez na sede do Bancários-Rio, para definir ações para o 10 de Novembro, o Dia Nacional de Lutas quando várias categorias de todo o Brasil vão realizar protestos, paralisações e greves contra os retrocessos implementados pelo governo Temer.

Entidades presentes além do Sindipetro-RJ:  Amavig, Asduerj, CSP-Conlutas, FIST, FNP, FUP,  MAB, Oposição Correios , Oposição-Sindisprev, PSTU ,Sindiscope, Sindiconir, Sindipetro-Caxias, SEPE-RJ, SEPE-Niterói, S.O.S Emprego, Unidade Classista, entre outras representações.