Na pressão contra a reforma da Previdência: 12 DE JULHO – novo Dia Nacional de Luta

Atualizado às 10h45 – 4 de julho de 2019

Os petroleiros também estão convocando um Dia Nacional de Luta Contra a Venda das refinarias, FAFENs, terminais, dutos etc.

Além do ato nacional em Brasília, em defesa da aposentadoria e da educação, as centrais orientam os trabalhadores a se mobilizarem em seus estados e cidades, coletando assinaturas para o abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, que será entregue ao Congresso no dia 13 de agosto.

Vale lembrar a importância da participação das bases administrativas nas mobilizações já que estes trabalhadores serão os primeiros a terem seus empregos ameaçados porque a cada refinaria vendida, antes de reestruturarem a operação da mesma, os postos na sede que trabalham em função destes ativos, deixam de fazer sentido. A organização das mobilizações petroleiras no dia 12 será debatida durante as reuniões setoriais em todas as bases.

Manifestações e violência da PM

Na terça (02), logo às 5h30, no Aeroporto Santos Dumont, foi realizado um ato para pressionar os congressistas do Rio de Janeiro que embarcavam para Brasília. Nesta semana, a comissão especial da reforma da Previdência tem programada a tentativa de inclusão de estados e municípios no projeto, realizar a leitura do relatório final e votar o projeto final.

Infelizmente vale destacar a truculência da Polícia Militar (PM) que tentou deter uma manifestante integrante da FIST (Frente Internacionalista dos Sem Teto) por conta de possível desacato, usando de extrema violência não respeitando sua condição de mulher a conduzindo para a 5º Delegacia de Polícia Civil, no Centro do Rio.

“Estávamos em ato pacífico no embarque do Aeroporto Santos Dumont quando um tenente da PM extrapolou a sua autoridade levando a força uma companheira para a delegacia. No seguimento da confusão ele injetou gás de pimenta no rosto dela (respingando em nós que estávamos próximos), o que fez com que ela entrasse em processo de fechamento de glote. A sequência foi a tensa negociação para que a levassem ao hospital sem a voz de prisão. Ela acabou sendo autuada na delegacia  e foi para o hospital e também para o exame de corpo de delito” – informou Alex Ilário, diretor do Sindicato Intermunicipal de Servidores Federais nos Municípios do RJ/ Sindisep-RJ. Autuada por desacato,a manifestante de nome Rhariane Maia de Souza contou com o acompanhamento dirigente e  advogado da FIST, o André de Paula. a primeira audiência  na Justiça já está agendada para setembro.

O policial que comandou a ação truculenta foi identificado como o 2º tenente Arthur de Lima Soares., lotado no 5º Batalhão da PM, Harmonia, Região Portuária do Rio.

Na segunda (1), manifestantes, entre servidores públicos municipais, estaduais e federais, além de petroleiros, já haviam protestado contra a reforma da Previdência em frente ao endereço residencial do deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Rio de Janeiro, em um condomínio no Bairro de São Conrado, Zona Sul.

Versão do impresso Boletim CXXVII

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »