Navio FPSO aderna na Bacia de Campos

Segundo um informe do Sindipetro-NF divulgado nesta segunda (26), em seu site, o navio FPSO Cidade do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, está adernando e corre o risco de afundamento. Cerca de 100 trabalhadores foram retirados da embarcação, que é operada pela empresa Modec,em regime de afretamento pela Petrobrás.

No último dia 23, às 13h30, foi identificado um rasgo no casco do navio, a cerca de um metro de profundidade, o que provocou o aumento do volume de água nos tanques, como havia informado o sindicato.

Um primeiro grupo de trabalhadores foi então desembarcado. Hoje, com o aumento do rasgo, o restantefoi evacuado.

O sindicato informa que acompanha o caso junto à Petrobrás. A empresa afirma que a embarcação encontra- se em “equilíbrio estático” e que uma equipe especializada será mobilizada para fazer a desancoragem e rebocá-la para o estaleiro.

O FPSO Rio de Janeiro é um navio contratado pela Petrobrás e operado pela Modec do Brasil. A embarcação está com a produção interrompida desde julho de 2018 para processo de descomissionamento (desativação da unidade).

Essa é mais uma prova de que esse sistema de afretamento adotado pela Petrobrás aumenta cada vez o risco de acidentes que podem gerar danos ao Meio Ambiente e a Segurança dos trabalhadores.

Versão do impresso Boletim CXXXVI

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »