Nesta quinta (14), é Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI

Sindipetro-RJ participa de ação, que faz parte da campanha “Petrobrás para os brasileiros”, com venda subsidiada de botijões a R$ 73 na comunidade Beira Rio, no Jardim América, subúrbio do Rio

Nesta quinta (14) , a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), junto com o Observatório Social Petrobrás (OSP), realiza ação com venda subsidiada de 850 botijões de gás de cozinha a R$ 73 em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Amazonas, através de seus sindicatos filiados. Além de auxiliar famílias carentes, a ação solidária quer chamar a atenção da população para o Preço de Paridade de Importação (PPI), política usada pela Petrobrás que dolariza o preço dos combustíveis.

O valor praticado nesta ação chega a ser 51% menor do que o preço máximo praticado no mercado. Segundo dados do último levantamento divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na  semana de 3 a 9 de abril, o botijão de 13 quilos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás de cozinha, chegou a ser vendido em alguns municípios a R$ 150. E vale lembrarmos que em locais controlados por milicianos os valores são exorbitantes, passando dos R$ 200!

Brasileiros usam lenha e inflamáveis

O PPI mantém os preços nas refinarias da estatal alinhados com os do mercado internacional, levando em conta a variação cambial, o valor do barril do petróleo e os custos com importação, mas tudo isso está sendo imposto à população, porque querem engordar ainda mais a fortuna dos investidores. Enquanto isso, o povo brasileiro sem condições de manter a compra do botijão, passou a cozinhar utilizando lenha e inflamáveis perigosos, colocando muitas vezes a própria vida em risco.

Privatistas prestam serviços a investidores

A única justificativa para a manutenção do PPI é garantir dividendos a acionistas. O Brasil possui parque de refinarias capaz de produzir todo o combustível consumido pelos brasileiros, mas as gestões privatistas na Petrobrás vem sucateando e desmontando o setor para facilitar vendas a grupos que só visam o lucro. Exemplo recente é o da RLAM, refinaria que foi vendida pela ninharia de R$ 10 bilhões para o Mubadala, fundo financeiro árabe.

O preço da privatização da RLAM

Ao assumir a Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, o grupo Acelen trocou o nome para Mataripe e no primeiro aumento divulgado pela Petrobrás, praticou preços muito mais elevados. Em março passado, reajustaram a gasolina 27% e o diesel S-10, 28,2% a mais do que o reajuste indicado pela Petrobrás. Esse é o resultado que teremos em todo o país se as privatizações não forem barradas, já!

Petrobrás pode garantir preços baixos

Nesta ação, o valor de R$ 73 por botijão de gás foi definido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), baseado em uma análise da estrutura real de custos da Petrobrás, sem o PPI, e mantendo o lucro dos distribuidores, revendedores e da estatal.

“O preço sem PPI é necessário e possível de ser praticado. A atual estrutura de custos da Petrobrás permite cobrar valores bem mais em conta para os brasileiros. O Pré-Sal nos deu grande quantidade de insumos a baixos custos, que podem ser transformados em combustível e GLP, graças ao nosso grande parque de refino”, afirma o economista Eric Gil Dantas, do Ibeps e do OSP.

Confira os pontos de venda em cada cidade:

Rio de Janeiro (RJ) – serão vendidos 100 botijões de gás, com cadastramento e retirada do cupom, a partir das 10h, na Comunidade Beira Rio, no Jardim América.

São José dos Campos (SP) – serão vendidos 150 botijões, às 10h, na Rua Fauze Dimas Lumumbá Gonçalves, 578 – Jardim Santa Inês I. Para comprar o botijão, será preciso apresentar comprovante de endereço. Cada família poderá adquirir somente um botijão e o pagamento deverá ser feito em dinheiro ou débito.

Cubatão (SP) – serão vendidos 150 botijões, às 9h, mas será necessário fazer o cadastro nesta quarta (13), na sede da Associação dos Trabalhadores Desempregados, que fica na Rua Cidade de Pinhal, 68 – Centro (em frente ao Bom Prato). A ação será no mesmo local.

São Sebastião (SP) – serão vendidos 150 botijões no bairro Topolândia, depósito da Ultragaz, que fica na Rua José Machado Rosa, 12 (esquina com Rua São Benedito).

Maceió (AL) – serão vendidos 200 botijões, às 9h, na Praça Cícero, próximo ao terminal de ônibus do Benedito Bentes.

Manaus (AM) – a ação será direcionada, principalmente, a beneficiários de programas sociais. Serão vendidos 100 botijões, às 8h, mas o cadastro e a retirada do cupom devem ser feitos nesta quarta (13), a partir das 15h, no Bruno Gás, que fica na Rua Thomas Edson, 33, bairro Planalto. A ação será no mesmo local.