Ninguém fica para trás: sejam as unidades à venda, as áreas desmobilizadas ou a base do RJ

O indicativo de aprovar esta proposta, que mantém perdas de direitos, com poucos avanços, à toque de caixa, como quer a FUP, não só ignora os petroleiros do RJ, excluídos da mediação, como pretende encerrar a mobili­zação e abandonar os milhares de trabalhadores das áreas que estão sendo desmobilizadas e das refinarias e terminais à venda e que já demons­traram sua disposição de ir à greve na defesa de seus empregos, como no caso de Minas e Bahia, entre outros.

A direção da empresa segue buscando jogar a categoria ainda mais no individualismo e na falta de coletividade. Caso aceitemos essa postura sem luta seremos massacrados. Nossa maior proteção enquanto trabalhadores sempre foi a UNIÃO!

As bases que estão sendo privatizadas agora precisam da manutenção integral dos direitos e da greve para dificultar as vendas que em médio prazo trarão prejuízos a todos nós e à sobrevivência da nossa Petrobrás.

As bases transferidas já estão sendo prejudica­das e a companhia busca reduzir direitos também para facilitar transferência para o Rio de Janeiro como a redução do APT. Um acordo pior para o Rio facilitaria ainda mais a vida da alta cúpula da em­presa.

FUP articula desmonte da mobilização – cronologia

– Brasília, sexta-feira, 25/10, Tribunal Superior do Trabalho;

. 11h – Sindipetro RJ evita que petroleiros do Rio sirvam para desmontar a greve e rebaixar os ganhos de toda categoria. TST registra em ata a continuidade da mediação;

. 15h – TST exclui o Sindipetro RJ da mediação;

. 16h – TST apresenta nova proposta com ajustes de redação;

. 17h – FUP suspende a greve e convoca assembleias para a mesma noite, indicando aceitação;

. 18h – Petrobrás assume proposta como sua;

O que pode explicar uma proposta pronta sobre a mesa não valer para todos os trabalhadores do país? Assim, diante de uma nova proposta, o Sindipetro-RJ oficiou à Petrobrás solicitando tratamento isonômico com os demais sindicatos do país, e extensão da proposta à sua base para que possa ser avaliada.

Versão do impresso Boletim CLVI