Novas assembleias com regras claras e logística adequada

A manobra da direção da Petrobrás em ma­cular as assembleias dos trabalhadores for­çou-nos a formatar mega assembleias de uma maneira inédita. Seguiremos melhorando o processo, em nome da democracia mais ampla o possível, diferente do regime de assédio e opressão que vivemos na empresa e no país.

Para isso, estamos publicando o regimento des­tas assembleias, esclarecendo o público, horários e procedimentos de antemão, para os colegas que não tinham o hábito de frequentar assembleias e por isso a confundiram com uma simples eleição em urna, se assim o fosse não precisaria de uma entidade representativa dos trabalhadores, bas­tando, por exemplo, um botão oferecido pela pró­pria empresa.

Vale destacar que, ademais as críticas existen­tes ao Sindicato esta é a entidade de caráter coleti­vo e de defesa da categoria, e que é preciso garantir também, em nome da democracia, alguma escuta desta entidade em contraposição às manipulações, chantagens e assédios praticados pela direção da empresa. Consideramos o momento da assembleia como privilegiado para esse diálogo.

Horários e procedimentos – como a empresa indicou a não liberação do ponto, as assem­bleias para os prédios do Centro serão realizadas após o expediente, nos locais indicados. Para que não sejam assembleias demasiadamente extensas, serão providenciadas maior quantidade de mesas de credenciamento e votação, e, por outro lado, maior pontualidade por parte dos trabalhadores, bem como maior rigidez nos horários por parte da organização. Assim sendo, fica estabelecida a 1ª chamada às 17h e o credenciamento se encerrando às 17h30, horário de fechamento dos portões. A assembleia do CENPES será no horário do almoço, início 11h e cre­denciamento se encerrando às 11h30.

Calendário – ver quadro abaixo

Aptos a votar: terão direito a voto os(as) empregados(as) do Sistema Petrobrás lotados na base territorial do Sindipetro-RJ devidamente credenciados no horário previsto, exceto: Gerentes e Alta Hierarquia; contratados não pertencentes ao quadro permanente da companhia; aqueles que já tiverem assinado acordo individual.

Versão do impresso Boletim CLIX