Dando continuidade ao programa de formação política e sindical de nossos companheiros petroleiros e a sociedade em geral, anunciamos o calendário de atividades e palestras, cine-debates, cursos e oficinas para o terceiro e quarto trimestres de 2019. Haverá inclusões ao longo do período. Continuarão as palestras temáticas entre nossas classes operárias, que unificam, formam e transformam nossos olhares.
Estamos abertos a receber novas indicações de cursos políticos e técnicos. Enviar sugestões para luizmariodias@gmail.com
Não se esqueçam: neste ano o Sindipetro-RJ fez 60 anos de existência e muita LUTA!
Sindicalize-se já!
O que é o Grupo de Extensão Popular Ignacio Martín-Baró?
Trata-se de uma equipe multidisciplinar e multiprofissional de formação político-cultural que tem como referência central a proposta psicossociológica de Ignacio Martín-Baró. As atividades do Grupo voltam-se, prioritariamente, à demanda por formação político-cultural de movimentos sociais, organizações sindicais e grupos comunitários do município do Rio de Janeiro.
Parceria Sindipetro-RJ e Grupo de Extensão Martin-Baró
A parceria busca contribuir para a formação de lideranças operárias, sindicais e populares de movimentos, organizações e grupos engajados em processos de luta por direitos civis, políticos e sociais e por melhores condições de vida.
A Secretaria de Politica e Formacao Sindical do Sindipetrorj e a UFRJ juntos desenvolveram a programacao que esta ofertada a petroleiros e a sociedade.
As atividades serão realizadas em espaços reservados no campus da Praia Vermelha da UFRJ, no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro e no Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psychè, localizado no campus da UERJ. Oficinas extraordinárias de formação político-cultural serão realizadas em espaços definidos coletivamente pela Equipe de Execução do Grupo e pelos movimentos sociais, organizações sindicais e grupos comunitários interessados pelos serviços e atividades oferecidas pelo Grupo. As reuniões da Equipe de Execução, por sua vez, serão realizadas no Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ e no Sindipetro-RJ.
Espera-se que as atividades e as experiências por elas suscitadas repercutam dialética e dialogicamente sobre a Equipe Executiva do projeto, contribuindo para o desenvolvimento de uma psicologia social crítica afinada com as demandas e os anseios das amplas maiorias populares.