O golpe do emprego no CENPES e do curso das NRs

Atualizado em 28 de janeiro de 2020

Pessoas que se dizem representantes da Modec estão oferecendo falsas vagas para trabalho na Petrobrás, obtendo dados pessoais e recursos financeiros da vítima.

Segundo relato de uma pessoa lesada pelo golpe , um homem se dizendo engenheiro chefe da Modec enviou mensagens pelo Whatsapp pedindo informações, documentos e certificados, oferecendo uma vaga no CENPES na área de engenharia com um contrato de R$ 13.200,00,  adicional de 30%, plano médico, plano odontológico, com vale refeição e alimentação.

Ouça o áudio obtido:

O golpe surge quando o dito representante da Modec, que se identificou como Rodrigo Rutz, entra em contato com a potencial vítima, que geralmente disponibiliza seus contatos no perfil de Linkedin, mídia social voltada para o mundo corporativo e empregos. Após oferecer a falsa vaga, o autor do golpe pede para conferir as certificações do candidato, informando depois que é necessário que a vítima deva fazer dois cursos (NR 33 e NR 35)e  que os mesmos poderiam ser feitos na empresa Shelter, cujo dono ele diz conhecer, Depois da análise do material enviado, Rutz indica o contato de uma pessoa, o “Engenheiro Lucas” da Shelter, o qual faz a cobrança do certificado antecipado, ao custo de R$ 401, 50, pago através de depósito bancário à JETPAG Cobranças LTDA, empresa sediada em Curitiba (PR).

O endereço indicado para a entrevista de emprego é na Avenida Presidente Vargas 500, sala 208. O detalhe é que este endereço não existe.

O que dizem as empresas

A Shelter em seu site informa através de nota que está sendo vítima deste golpe: “Fomos informados que diversos indivíduos estão vendendo cursos e certificados da Shelter falsos. Esses indivíduos se passam por representantes da Shelter e oferecem certificados antes mesmo da realização do curso” – denuncia.

Procurada pela reportagem, a Shelter, através de seu gerente de marketing, Pedro Matriciano, informa que a empresa já recebeu diversas denúncias sobre este golpe e que já está tomando as medidas cabíveis para encontrar os suspeitos e leva-los à justiça. Matriciano informa ainda que todos os cursos da Shelter são presenciais e que o aluno nunca recebe um certificado à distância.

A reportagem entrou em contato com a Modec, que nos enviou a seguinte nota:

“A Modec foi informada que pessoas mal-intencionadas estão aplicando golpes oferecendo vagas falsas em nome da empresa. Para alertar a potenciais vítimas sobre o ocorrido, a companhia comunicou à imprensa, emitiu um alerta aos seus mais de 100 mil seguidores no LinkedIn e publicou-o em seu site de carreiras (https://jobs.kenoby.com/modec-br). A Modec também orientou os parceiros que estão sendo citados e esclareceu a situação para os candidatos que entraram em contato com a empresa” – diz o texto.

O RH do CENPES  foi alertado mas a Petrobrás ainda não se pronunciou.

Em tempos de crise e falta de emprego é bom ficar atento, não se expor muito em mídias sociais e desconfiar sempre,pois a conjuntura faz de quem precisa de trabalho uma vítima deste tipo de golpe.