O verdadeiro dono do caminhão-tanque que explodiu em Vila Isabel

Por desconhecimento ou mesmo por má-fé grande parte da mídia comercial divulgou que caminhão-tanque que explodiu no bairro de Vila Isabel na Zona Norte do Rio de Janeiro, na sexta-feira (21/06) pertencia a uma empresa prestadora de serviços da Petrobrás e alguns chegaram a informar que era da própria Petrobrás

O Sindipetro-RJ como é de conhecimento público, além de defender a categoria petroleira tem em seu estatuto a defesa da Petrobrás. Por conta disso é necessário prestar um esclarecimento sobre como esse fato da explosão do caminhão-tanque, que causou um enorme susto aos moradores de Vila Isabel, foi erroneamente abordado pela mídia tradicional, e como isso deriva e faz parte de uma campanha contra a Petrobrás.

A privatização branca

Inicialmente é preciso dizer que o veículo em questão pertence a Vibra Energia, empresa que em 2019 passou a ser a principal controladora da BR Distribuidora, em um processo de privatização comandado pelo então ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, que fez com que a Petrobrás pulverizasse ações da BR Distribuidora na bolsa de valores “B3”, com a venda de papéis que acabaram sendo adquiridos por outros acionistas, deixando de ser uma empresa da controladora Petrobrás. Assim caiu por terra o lema da Petrobrás, “Do poço ao posto”.

Nesta privatização, a cessão das marcas das marcas “Postos Petrobras”, “BR Aviation”, “Podium” e “Grid”, entre outras, acabou indo no pacote entreguista, assinado pelo então presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco. Não podemos esquecer disso, como o Sindicato já denunciou em reportagem de outubro de  2021.

Então, quando você abastece seu carro em um posto Petrobrás saiba que este mesmo posto não pertence mais a Petrobrás, e que caminhões-tanque que ostentam a logomarca da Petrobrás não pertencem a ela, e sim pode ser de sua propriedade ou contratados como prestadores de serviço da Vibra Energia.

Sindipetro-RJ denuncia o uso do nome da Petrobrás pelos privatistas para aumentarem seus lucros e escapar de suas responsabilidades

Um fato que precisa ser observado é que esses mesmos veículos de comunicação sabem muito bem desse processo de privatização que foi prejudicial ao Brasil e aos brasileiros, pois fez com que o Governo Federal, através da Petrobrás perdesse toda influência na formação dos preços da distribuição de combustíveis. Eles anunciaram com pompa e satisfação a retirada da Petrobrás da distribuição de combustíveis no Brasil.

A verdade é que os atuais donos da antiga BR Distribuidora, são fundos de investimentos como Dynamo, Samanbaia e Black Rock, entre outros pulverizados, usam o nome da Petrobrás para ganhar mais dinheiro e limpar a reputação da Vibra Energia na grande imprensa em casos como esse da explosão do caminhão-Tanque em Vila Isabel. Enquanto isso, a direção da Petrobrás passivamente assiste a isso,

O Sindipetro-RJ/FNP ao longo dos últimos anos denunciou como lesiva aos interesses do Brasil , a privatização da BR Distribuidora, como pode ser verificado neste link de reportagem publicada em março de 2022.

Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO