Opinião da Elite

Gerente da Petrobrás faz post desmotivacional

Uma tal gerente de E&P colocou o time todo em desequilíbrio ao publicar crítica em rede social. Hoje, a conta está fora do ar.

Na contramão do roteiro do que deve ser feito para fazer com que alguém se sinta motivado, entusiasmado e interessado, a gerente fez postagem no LinkedIn – plataforma social focada em negócios e emprego – sobre buscar experiências que promovem o autodesenvolvimento.

Ela criticou de forma contundente o comportamento de toda a equipe, chegando a sugerir que deveriam pedir demissão! 

“(…) na minha curta jornada como líder, muitas vezes volto para casa pensando em desistir do meu pessoal(…) Sinto vontade de dizer a elas para deixarem a empresa e encontrarem seu verdadeiro propósito (…)”

Veja a postagem: 

“Liderança pode falhar tanto com líderes quanto com as pessoas que são lideradas ao mesmo tempo. O que quero dizer? Bem, na minha curta jornada como líder, muitas vezes volto para casa pensando em desistir do meu pessoal. Não porque eu ache que não sou uma boa líder (sei que estou em andamento), mas porque tenho que lidar com tantas pessoas desperdiçando seu tempo em empregos dos quais não gostam.

Se eu dissesse que 10% da minha equipe é apaixonada pelo que faz, estaria mentindo. São menos. E não acredito que 50% deles, embora não sejam apaixonados, pelo menos gostam do que fazem. E é tão difícil motivar as pessoas quando você vê claramente que elas estão tentando se encaixar em algo que não é do seu tamanho.

Sinto vontade de dizer a elas para deixarem a empresa e encontrarem seu verdadeiro propósito. Mas não só não consigo, mas também seria inútil, porque a maioria delas nem sequer tem consciência do fato de que estão vivendo no modo copiloto.

E a triste história é que essas mesmas pessoas nem sequer são gratas pelo privilégio de ter um emprego. Elas estão lá, infelizes com o sistema para sua infelicidade.

Inspiração e crédito do post: @AdamMGrant”

Fora, desumanidade!

Como vimos, a gerente assinou a postagem dizendo que se inspirou em Adam Grant, que é um escritor popular estadunidense, especializado em psicologia organizacional e professor na Universidade da Pensilvânia. Autor de livros motivacionais, Grant tem histórico de bater mais de um milhão de livros vendidos e traduzidos em vários idiomas. 

Então, talvez, o melhor fosse a gerente se preparar melhor antes de estar a frente de uma gerência, pois não faltam títulos de Grant para isso: tem, por exemplo, “Pense de novo”, e o mais recente “Potencial oculto”, que ensina como desbloquear nosso maior recurso: nossa humanidade! 

Agora, imagine a reação da empresa se fosse um peão que postasse barbaridades desse tipo ou muito menos problemáticas…

O Sindipetro-RJ se solidariza com os trabalhadores da gerência em questão e também com todos os outros que diariamente enfrentam mandos e desmandos dentro de uma empresa que deveria escolher melhor seus líderes. 

Últimas Notícias