Pas-Brasil recua e vai bancar custeio de treinamento para quem trabalha em plataformas do Pré-Sal

A empresa Pas-Brasil, contratada da Petrobrás que atua nas plataformas do Pré-Sal no Campo de Búzios, anunciou que vai arcar com as despesas de treinamento, alimentação, translado, hospedagem e vai pagar o dia trabalhado para os seus empregados durante o período do treinamento

O Sindipetro-RJ , na terça-feira (26/10) , publicou uma reportagem (https://sindipetro.org.br/pas-brasil-nao-custeia-cursos/ ) em que denunciou que a Pas-Brasil estava obrigando os trabalhadores a realizar, por seus próprios recursos, um treinamento com objetivo de certificação em segurança para atuação nas plataformas.

Segundo a Pas-Brasil, os trabalhadores contratados da empresa para trabalhar nas plataformas do Pré-Sal no Campos de Búzios, necessitam, para o exercício de suas funções, da comprovação de certificação de uma série de cursos (CBSP, CACI E MCIA) que possuem validade temporária. A empresa disponibilizou esses cursos através da empresa Fox Treinamento Offshore, em Macaé-RJ.

MCIA – Curso de Manobra e Combate a Incêndio de Aviação;
CACI – Curso Avançado de Combate a Incêndio; e
CBSP – Curso Básico de Segurança de Plataforma.

O Sindipetro-RJ tem recebido ao longo dos últimos meses diversas denúncias dos trabalhadores contratados da PAS-Brasil, tendo publicado sempre os reclames, mas como não é o sindicato que, formalmente, representa esses trabalhadores, tem feito o encaminhamento das demandas ao sindicato legalmente representativo e tenta envolvê-los na defesa dos trabalhadores.

Vitória de quem luta, parabéns aos terceirizados da Pas-Brasil!