A defesa dos direitos dos petroleiros e petroleiras (diretos, indiretos, ativos, aposentados, das empresas estatais e privadas), bem como de todos os trabalhadores, do patrimônio público e da liberdade de organização e expressão são os objetivos principais do Sindipetro RJ.
Consideramos fundamentais as iniciativas que apontem ações unitárias para enfrentar os planos impostos pelo atual governo e os já anunciados pelo governo eleito, que se chocam frontalmente com os objetivos acima.
Reafirmamos, por outro lado, a autonomia desta gestão do Sindipetro-RJ frente a qualquer partido ou frente eleitoral.
Desta forma, apontamos alguns elementos importantes para a construção de uma FRENTE UNITÁRIA:
– Constituir-se a partir das entidades, associações, movimentos e do ativismo em geral da classe trabalhadora e da juventude;
– Orientar-se por um programa que consista na defesa das estatais, do patrimônio público, dos direitos trabalhistas e das liberdades democráticas;
– Ser dirigida democraticamente por entidades designadas para esta tarefa, respeitando-se o programa que nos unifica e procurando construir calendário e demais iniciativas em comum acordo.
Apontamos também elementos que se chocam com esta concepção:
– Não concebemos a construção desta frente a partir de ou muito menos controlada por partidos políticos, frentes eleitorais ou articulações parlamentares, respeitando obviamente as iniciativas dos diferentes atores, mas não é esta a Frente de que tratamos na presente resolução e na qual o Sindipetro RJ se encaixa;
– Rejeitamos e não participaremos de movimentos ou ações que atendam a outros interesses, notadamente os partidários e eleitorais, e que se desvirtuem do programa unitário, obviamente respeitando o direito de cada associado ou diretor sindicial participar ou se pronunciar enquanto ativista individualmente ou membro de sua organização política (não em nome do Sindicato).
A plenária realizada no Rio de Janeiro, por um lado, foi organizada, convocada e dirigida por frentes partidárias eleitorais mas, por outro, se definiu por passar a ser organizada a partir das entidades sindicais e associações presentes, bem como pelo ativismo organizado territorialmente.
Frente a este quadro, o Sindipetro-RJ se define, no momento, como participante observador desta iniciativa, bem como procurará as demais entidades presentes na plenária para aprofundar a concepção de construção, o programa, seu funcionamento, coordenação, atividades etc.
Propomos também pautar a campanha pela redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha e a defesa do petróleo, do Pré-Sal e outros recursos minerais como o nióbio.
Rio de Janeiro, 05/11/2018
Direção Colegiada Sindipetro-RJ