Pela construção de uma frente unitária de luta!

A defesa dos direitos dos petroleiros e petrolei­ras (diretos, indiretos, ativos, aposentados, das empresas estatais e privadas), bem como de todos os trabalhadores, do patrimônio público e da liberdade de organização e expressão são os objetivos principais do Sindipetro RJ.

Consideramos fundamentais as iniciativas que apontem ações unitárias para enfrentar os planos impostos pelo atual governo e os já anunciados pelo governo eleito, que se chocam frontalmente com os ob­jetivos acima.

Reafirmamos, por outro lado, a autonomia desta gestão do Sindipe­tro-RJ frente a qualquer partido ou frente eleitoral.

Desta forma, apontamos alguns elementos importantes para a cons­trução de uma FRENTE UNITÁRIA:

– Constituir-se a partir das enti­dades, associações, movimentos e do ativismo em geral da classe trabalha­dora e da juventude;

– Orientar-se por um programa que consista na defesa das estatais, do patrimônio público, dos direitos trabalhistas e das liberdades demo­cráticas;

– Ser dirigida democraticamente por entidades designadas para esta tarefa, respeitando-se o programa que nos unifica e procurando construir calendário e demais iniciativas em co­mum acordo.

Apontamos também elementos que se chocam com esta concepção:

– Não concebemos a construção desta frente a partir de ou muito menos con­trolada por partidos políticos, frentes eleitorais ou articulações parlamenta­res, respeitando obviamente as inicia­tivas dos diferentes atores, mas não é esta a Frente de que tratamos na pre­sente resolução e na qual o Sindipetro RJ se encaixa;

– Rejeitamos e não participaremos de movimentos ou ações que atendam a outros interesses, notadamente os partidários e eleitorais, e que se des­virtuem do programa unitário, obvia­mente respeitando o direito de cada associado ou diretor sindicial partici­par ou se pronunciar enquanto ativis­ta individualmente ou membro de sua organização política (não em nome do Sindicato).

A plenária realizada no Rio de Ja­neiro, por um lado, foi organizada, con­vocada e dirigida por frentes partidá­rias eleitorais mas, por outro, se definiu por passar a ser organizada a partir das entidades sindicais e associações presentes, bem como pelo ativismo or­ganizado territorialmente.

Frente a este quadro, o Sindi­petro-RJ se define, no momento, como participante observador des­ta iniciativa, bem como procurará as demais entidades presentes na plenária para aprofundar a con­cepção de construção, o programa, seu funcionamento, coordenação, atividades etc.

Propomos também pautar a campanha pela redução dos pre­ços dos combustíveis e do gás de cozinha e a defesa do petróleo, do Pré-Sal e outros recursos minerais como o nióbio.

Rio de Janeiro, 05/11/2018

Direção Colegiada Sindipetro-RJ

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »