Petrobrás corta salários de licenciados por conta de ajuste de frequência não realizado

Empregados que entram em algum tipo de licença prolongada ou uma licença somada a férias, contabilizando mais de um mês podem ter seu salário cortado

A Petrobrás está cortando o salário dos empregados quando estes saem de licença e não conseguem  fazer seu ajuste mensal. As licenças são variadas, tais como, maternidade, paternidade, médica, liberação sindical, entre outras.

A medida do RH da empresa está sendo questionada pelo fato de ser errado obrigar empregados licenciados acessarem os sistemas da empresa. A situação também atenta contra o direito de desconexão do ambiente de trabalho e às vezes até a saúde do empregado.

RH joga responsabilidade no empregado

O RH da Petrobrás tenta se eximir de suas responsabilidades e coloca a frequência como um ônus do trabalhador, mas é necessário que se reconheça que, ainda que eles possam dividir atribuições, em última instância, a responsabilidade é do RH. O fato é que não pode ser descontado todo o salário e Vale Refeição, e ainda ser aplicado o código de falta não justificada sem as devidas conferências, principalmente se o empregado está de licença.

O Sindicato recebeu algumas queixas e já encaminha um pedido para uma reunião negocial a fim de criar um procedimento alternativo para resolver o problema.