Petrobrás: desde gerentes de RH sem noção até um Jurídico movido à fakenews

Direção da empresa se usa de gerentes lacaios para tergiversar mais uma vez sobre direitos consagrados da categoria

Na disputa de narrativas entre os sindicatos e a direção da Petrobrás , segue mais um importante esclarecimento a partir dos ofícios que a empresa tem enviado, querendo claramente intervir no processo de votação das assembleias, e também sobre as declarações do gerente geral do Jurídico da Petrobrás, Hélio Siqueira, tentando novamente impor um discurso de terror sobre a aplicação da nova CLT desrespeitando direitos adquiridos.

Sobre o primeiro ponto é preciso lembrar à direção da Petrobrás que a organização sindical é uma prerrogativa dos sindicatos, sendo isso garantido pela Constituição da República, conforme o Art.8º. Votam em assembleias : aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa, o que é garantido no Estatuto do Sindipetro-RJ, no Art.1º, indicando que o Sindicato representa os aposentados e pensionistas.E mais do que isso: a Petrobrás sempre reconheceu os resultados de assembleias em que aposentados e pensionistas tenham participado, e nesta campanha salarial, nas três assembleias anteriores que rejeitaram sua proposta, a Petrobrás não questionou a votação de aposentados e pensionistas,  e agora quer fazer isso?

Além disso, o Sindicato tem recebido solicitações da Petrobrás em que a empresa quer também intervir no processo de apuração e divulgação do resultado das assembleias. Isso mostra que a direção da empresa por falta de informação ou intencionalmente tenta extrapolar seu papel aplicando táticas antissindicais, como se não bastasse sua política de assédio coletivo contra aos empregados, obrigando-os a votar a favor de suas propostas nas assembleias anteriores e agora “incentivando” seus gerentes a convencer os trabalhadores e trabalhadoras do sistema Petrobrás a votarem a favor da proposta do TST.

Ainda neste quesito não são bem-vindos à apuração dos resultados pessoas que exerçam cargos de confiança na empresa. Mas qualquer associado que não tenha cargo de confiança será bem-vindo ao Sindicato, de acordo com a transparência que sempre tivemos ao longo dos nossos 60 anos de história.

Resposta ao Gerente do Jurídico da Petrobrás

Circula um áudio atribuído a Hélio Siqueira, do gerente geral do Jurídico da Petrobrás, que no mínimo podemos considerar como meias verdades e , máximo , como informações mentirosas.

É mentira que a Petrobrás jogará para a CLT o Acordo Coletivo de Trabalho. E qualquer gerente que repita isso para qualquer trabalhador estará mentindo. É mentira que essa situação só será resolvida com dissídio coletivo, e que em 2020, caso esse caminho seja tomado, todos os direitos do ACT serão perdidos. A própria Justiça do Trabalho, através da 61ª Vara, aqui no Rio de Janeiro, em 1ª Instância, reconhece ao conceder uma liminar em tutela de urgência, os direitos históricos da categoria. Ou será que o senhor Hélio Siqueira vá desmentir a juíza que preferiu a decisão, tendo a mesma sido feita a partir das próprias normas da empresa, que dias depois foram alteradas.

Então, é preciso que a categoria fique atenta a quem está passando informações inverídicas, com objetivo claro de influenciar o processo decisório de cada um dos petroleiros com fakenews e assédio. No fundo esses gerentões e chefões querem defender o cargo e seus ganhos da RVE e do PPP engordados com as privatizações. Pois quanto mais cortam direitos, quanto mais demitem, quanto mais privatizam, eles ganham nas suas premiações.

Vote com sua consciência e não aceite a pressão do patrão!

Não à proposta do TST ! Vote pela Greve Nacional Petroleira!