Petrobrás quer prorrogar turno de 12h até o final de março de 2021

A Petrobrás enviou na segunda-feira (28) uma minuta de acordo sobre a extensão do Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) de 12h até o dia 31/03/21. Ainda nesta terça-feira (29) ,o Sindipetro-RJ enviou ma Carta ofício 319/2020 (319/2020 ) para a Petrobrás solicitando uma alteração no preâmbulo do documento. Com isso, a assinatura deve ocorrer em breve.

O atual turno de 12 horas surgiu como algo paliativo diante da pandemia da COVID-19 que impôs a necessidade de distanciamento entre os trabalhadores. Com períodos maiores de trabalho, a necessidade de locomoção dos petroleiros até os postos de trabalho diminuiu, assim como o contato entre eles.

Os trabalhadores em geral estão optando pelo turno de 12h pois as antigas escalas de 8h precisaram ser alteradas para se adequar às legislações e as escalas de 12h apresentam folgas maiores. Um menor número de deslocamentos também é um atrativo para os trabalhadores optarem por tabelas de 12h.

A partir de reivindicações da categoria, o Sindipetro-RJ realizou estudos de tabelas de turno e promoveu palestras e debates com especialistas. Em algumas assembleias setoriais as bases votaram a favor do turno de 12h, considerando o tipo de trabalho desenvolvido e uma tabela que permite menos dias seguidos de trabalho. É importante enfatizar que o acordo de implantação definitiva segue em processo de negociação entre a empresa e os sindicatos. O atual vigente considera somente o período de duração da pandemia da COVID-19.

Algumas bases da Transpetro já decidiram sobre a adoção das tabelas de 12h como TEBIG e CNCL.

 

 

 

Destaques