Petroleiros de Alagoas seguem no 4º dia de greve

Na quinta-feira ( 03/06), em atendimento a liminar judicial da Comarca de Atalaia, o Sindipetro AL/SE apresentou o efetivo mínimo exigido pela Petrobrás para operação de suas plantas em Alagoas. Direção da Petrobrás segue intransigente

Porém, pela manhã, ao entrar para trabalhar, cumprindo, assim a liminar, a empresa dispensou as equipes de trabalhadores, em Pilar e Furado, sob o pretexto de que o quadro que se apresentou ao trabalho, por ter sido indicado pelo Sindicato, desrespeitava o “poder diretivo da empresa”.

À noite, novas equipes montadas pelo Sindicato se apresentaram ao trabalho. Contudo, dessa vez, não houve dispensa de nenhum trabalhador. Ora, Petrobrás, se pela manhã o chamado “poder diretivo da empresa” foi desrespeitado porque à noite não se deu o mesmo se ambas as equipes foram indicadas pelo Sindipetro AL/SE?

O constrangimento causado às pessoas que foram trabalhar em cumprimento à decisão judicial e foram expulsas da fábrica é uma pequena amostra da arbitrariedade e desequilíbrio por parte da Gerência da Petrobrás em Alagoas.

O episódio mostrou também quão falsa é a preocupação da empresa com o risco de desabastecimento de gás natural e GLP. Risco esse que ela mesma alardeou em sua petição. Mais ainda. Mostrou que a segurança das pessoas e das instalações não é prioridade para a Companhia.

Essa insistência da Petrobrás em trilhar um caminho pavimentado de intransigência, intolerância e desrespeito tem servido tão somente de combustível à indignação dos trabalhadores petroleiros de Alagoas. Seguimos na luta, seguimos na resistência.

Base do Sindipetro-RJ solidária às greves em Alagoas e PBIO

A greve dos petroleiros de Alagoas, junto com a greve da Petrobrás Biocombustível (PBIO), mostra como os trabalhadores e trabalhadoras do sistema Petrobrás expressam seu grau de insatisfação diante do contexto de desmonte e privatização, em que seus direitos são atacados enquanto os preços dos combustíveis permanecem nas alturas prejudicando a população.

Mobilização do pessoal das plataformas no aeroporto de Cabo Frio-RJ

Nesta sexta-feira (04/06), seguem as mobilizações em apoio à greve dos petroleiros da PBIO e de Alagoas como ocorreu pela manhã no CENPES. Durante a semana grupos das plataformas do Campo de Búzios, área do Pré-Sal, que embarcaram no aeroporto de Cabo Frio-RJ, mostraram seu apoio em defesa da Petrobrás Biocombustível estatal. O Sindipetro-RJ segue na luta e pela construção de uma paralisação nacional em defesa da Petrobrás!

FNP também no apoio

Ainda , na manhã desta sexta , trabalhadores do Terminal Aquaviário de Aracaju ( TECARMO ), estado de Sergipe, realizaram um ato em apoio à greve de Alagoas.

Ainda nesta quinta (03/06), a luta dos companheiros de Alagoas recebeu apoio dos diretores da FNP, Adaedson Costa (Sindipetro-LP) e Bruno Dantas (Sindipetro-RJ), bem como Antônio Carlos, o “Lata Véia “, diretor do Sindipetro AL/SE.

Todo apoio à greve dos petroleiros em Alagoas!