Na terça (21), o Sindipetro-RJ promoveu um encontro com caminhoneiros para debater  a defesa da Petrobrás e a sua importância a serviço dos interesses do país. Em pauta, a política de preços dos combustíveis e como ela afeta categorias como os caminhoneiros. O evento promovido pela Secretaria de Política e Formação Social do Sindicato.

O colóquio foi aberto por Edilene Farias, a Eleninha, demitida política da Petrobrás em 2009, que ressaltou o quanto a empresa sofre com as chamadas Fakenews nas várias redes na internet como, por exemplo, a de que o Pré-Sal não existe, de que as refinarias estão ociosas, entre outras. Eleninha desenvolve em vários grupos de Whatsapp esclarecimentos a partir de estudos reais de entidades importantes como AEPET  para desmitificar boatos e notícias falsas que são disseminadas em vários grupos. Na seqüência, Marco Aurélio Taquil, petroleiro e engenheiro químico, da oposição da base do Espírito Santo, explicou como o Pré-Sal já ocupa um posição de destaque na produção brasileira e da sua alta rentabilidade para a Petrobrás.

Pelos caminhoneiros, José Roberto Stringasci,  da Associação Nacional de Transporte no Brasil Liberdade e Trabalho (ANTB) na abertura do evento falou da angustia dos caminhoneiros com a atual situação dos preços do diesel que afetam diretamente a categoria. O encontro também conta com a presença de um representante da ABCAM, Associação Brasileira de Caminhoneiros, José Carlos Assis. Também estive presente pela Associação dos Caminhoneiros Autônomos do Sul Fluminense  – ACASULF e da FECAMRJ, Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas do Rio de Janeiro, Antonio Vitalino.

O movimento SOS Emprego também marcou presença reforçando a necessidade da Greve Geral par ao dia 14 de junho, em união com os caminhoneiros, além de Gelson Damas da FIST , Frente Internacional dos Sem-Teto.

O encontro contou com a presença de Claudio Costa, não confunda  o atual executivo de RH da Petrobrás, economista aposentado da Petrobrás que detalhou na parte da manhã  como a mídia construiu a farsa da Petrobrás quebrada ao apresentar uma interpretação dos números do seu fluxo financeiro e endividamento da empresa. Costa explicou a importância da Petrobrás no desenvolvimento do Brasil.

Logo depois, a geóloga e petroleira, Patrícia Laier, diretora do Sindipetro-RJ fez uma apresentação sobre a variação dos preços do petróleo no mercado internacional e como eles afetam a formação de preço no Brasil.

A o final do encontro foi distribuído o livro Pré-Sal a Saga