Petroleiros em Alagoas relembram tragédia de Furado e fazem chamado à greve

Nesta segunda-feira (23), a FNP participou no Estado de Alagoas, base do Sindipetro-AL/SE, de uma atividade em memória aos 11 anos do acidente da Estação de Furado, uma unidade de tratamento de óleo da Petrobrás , em São Miguel dos Campos, a 71Km da capital Maceió.

Em 23 de setembro de 2008, a explosão de uma tubulação matou quatro trabalhadores, que se somaram à trágica estatística dos acidentes de trabalho no país, que, usualmente, principalmente três aspectos: medidas de “economia”, pressão por produtividade e efetivo insuficiente.

Em resumo: a garantia de cada vez mais lucro aos acionistas em detrimento da saúde e segurança do trabalhador.

11 anos depois, o contexto se dá com a política anunciada pela própria direção da Petrobrás, de abandonar o Nordeste e outras regiões do país. Além da proposta de ACT que, entre outros ataques, retira as mínimas garantias em relação às terceirizações.

O ato desta segunda, além de uma homenagem às vítimas e uma exigência por melhoras na política de SMS, é também contra a privatização, o desmonte, a “desmobilização” – que impactará a economia de diversos municípios e já coloca milhares de trabalhadores na fila de demissão – e também para reafirmar nossa luta por #nenhumdireitoamenos neste ACT.

PARA QUE NÃO SE REPITAM MORTES COMO AS DA ESTAÇÃO DE FURADO EM 2008

CONTRA O ABANDONO DO NORDESTE PELA PETROBRÁS

Por tudo isso, desde Alagoas, estamos repetindo nosso chamado a todo o país: PETROLEIROS, À GREVE!

 

Destaques