Petroleiros se mobilizam pelo Brasil contra os ataques golpistas

Ato nacional marca mobilização da categoria em defesa da Petrobras e das liberdades democráticas. Para esta quinta-feira (12/01), estão programadas para a base do Sindipetro-RJ duas mobilizações, a partir de 6h30 no CENPES e 12h30 no EDISEN

Nesta quarta-feira (11/01) ocorreu o ato Nacional em defesa da Petrobrás e da democracia em refinarias da Petrobrás chamado nas bases da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), contra os anseios da extrema-direita bolsonarista de promover um golpe de estado, não reconhecendo os resultados da eleição presidencial de 2022.

Os atos também representam um não dos petroleiros às tentativas de intimidação e ameaças de fechamento de refinarias com o intuito de criar desabastecimento e caos por parte dos seguidores de Bolsonaro.

Por isso, agora, mais do que nunca, é necessária a mobilização da categoria petroleira em defesa das liberdades democráticas, da Petrobrás e dos direitos de seus trabalhadores, tão atacados nos últimos governos.

Ato assembleia reúne cerca de 200 trabalhadores na REDUC

Trabalhadores, representantes sindicais dos petroleiros de diferentes estados e representantes de movimentos sociais marcaram presença na manifestação. Em votação unânime, petroleiros da REDUC aprovaram um manifesto em defesa da democracia. Em todo o Brasil foram realizados atos e assembleias hoje pela manhã em bases petroleiras como forma de reforço à proteção das refinarias, ameaçadas pelos terroristas.

Os trabalhadores defenderam a necessidade de garantir as liberdades democráticas e nossos direitos, conquistados por muita luta, e que não haja nenhum tipo de anistia aos envolvidos na invasão presenciada na praça dos três poderes no último domingo (08/01). O pedido de demissão do Ministro José Múcio esteve presente também em diversas falas ao longo do protest

Atos pelo Brasil

Rio de Janeiro REDUC

Imagem Sindipetro Caxias – Cajuína

Mobilização na REDUC começou a partir de 06h com a participação dos três sindicatos petroleiros do estado do Rio de Janeiro, Sindipetro-RJ, Sindipetro Caxias e Sindipetro-NF, além de representantes do Sindipetro-LP, a FNP e FUP, e de partidos políticos como PSTU, PSOL, PCB, PT e outras entidade como a CSP Conlutas e o DCE UFRJ.

Desde segunda-feira (09/01), a PM e a PRF seguem realizando policiamento nas unidades da Petrobras em Duque de Caxias, que segue sem incidentes golpistas. O sindicato está monitorando a situação em conjunto com a vigilância da companhia e marcará presença na portaria da REDUC ao longo dos próximos dias realizando assembleias em todos os grupos de turno.

São José dos Campos-SP

Imagem Sindipetro-SJC

Em São José dos Campos-SP, onde está sediada a Refinaria Henrique Lage (REVAP),  a manifestação contou com apoio de outros sindicatos, partidos e movimentos sociais.

Santos / Cubatão-SP

A mobilização no Litoral Paulista foi realizada na RPBC e UTE-Euzébio Rocha.

Amazonas

Imagem Sindipetro PA/AM/MA/AP

Em Urucu-AM, a mobilização aconteceu nos embarques no aeroporto de Manaus-AM.

Mobilizações no Rio de Janeiro

Para esta quinta-feira (12/01), estão programadas para a base do Sindipetro-RJ duas mobilizações, a partir de 6h30 no CENPES e 12h30 no EDISEN.