Petros: GT fecha consenso em torno de proposta alternativa

Na última sexta-feira, (30/11), o GT da Petros fechou por consenso a proposta alternativa ao Plano de Equacionamento do Déficit (PED) do Petros 1, e já encaminha nesta semana a proposta à direção da Petrobrás. “Agora vamos encaminhar essa proposta alternativa para a Petrobrás para que ela possa discutir e aprovar como proposta de PED alternativo a esse que está em vigência e ao possível Petros 3. – explica Ronaldo Tedesco, um dos formuladores da proposta e conselheiro deliberativo da Petros.

A proposta Alternativa ao PED visa diminuir os danos e o impacto sobre os participantes, pre-servando a estrutura do plano de Benefício Definido (PPSP), os direitos, cobrar responsabilidades e promover a sustentabilidade. É uma contraposição técnica, política e jurídica à atual proposta de PED das direções da Petrobrás, Petros e dos governos de plantão, proposta que, a nosso ver, acabará por inviabilizar o PPSP (Benefício Definido), viabilizar um novo ataque com uma ampla, geral e irrestrita repactuação com o lançamento de um possível “novo plano” (Petros 3), anulando direitos, impondo calotes definitivos em prováveis passivos (dívidas) e nas fontes de custeio do plano e, por consequência, das aposentadorias.

Por conta disso, a Secretaria de Aposentados do Sindipetro- -RJ informa que convida Rogério Derbly, advogado do GDPAPE, Paulo Brandão, representante da Fenaspe, Ronaldo Tedesco pela FNP e Paulo Cesar, diretor da FUP, para realizarem uma palestra na reunião de aposentados, desta terça-feira (4), a partir das 14h, para tecerem esclarecimentos sobre a proposta alternativa aprovada pelo GT da Petros.

 

Versão do impresso Boletim C

Destaques

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »