Plataformas: Petrobrás descumpre acordo com ANP e vazamento de gás coloca trabalhadores em risco

UMPT é conectada em dia não propício e P-75 não possui ventilador obrigatório. Espantoso!

O Sindipetro-RJ recebeu denúncias de que, por volta das 13h desta sexta (29), após tocar o alarme na UMPT, os trabalhadores da P75 se deslocaram para o ponto de reunião onde permaneceram por cerca de meia hora.

Baforada de gás

Ainda não havia cheiro de gás, mas ao abrirem o vent post, os trabalhadores receberam forte baforada de gás que invadiu o ambiente. Ela poderia ter sido amenizada com um ventilador, mas a P75 não possui o equipamento, que é obrigatório, instalado no local!

Condições propícias ao vazamento

Existe um padrão pré-estabelecido em Operação Petrobrás – em acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – de que quando há condições propícias a vazamento de gás, dependendo da direção, intensidade e velocidade dos ventos, a Unidade Marítima não pode estar conectada à Plataforma, porque existe a possibilidade de vazamento de gás. E, segundo relatos, era exatamente esta a situação desta sexta (29) na UMPT/P75, mas a UMPT permaneceu conectada! Um absurdo!

Enxurrada de CATs

No passado, por ter havido uma enxurrada de CATs (Comunicações de Acidente de Trabalho) sobre trabalhadores contaminados com o gás em ocorrências nas plataformas de Búzios, a ANP proibiu o acoplamento de Unidade de Manutenção de Segurança (UMS) até que o problema fosse resolvido pela Petrobrás com a instalação de alarmes a tempo da Unidade ser desacoplada antes de contaminação dos trabalhadores pelos gases; ventilador para jogar os gases para longe da plataforma; e não acoplamento em casos de condições propícias a vazamento de gás.

O Sindipetro-RJ esteve na quinta (28) na P-74 e verificou que o ventilador está instalado corretamente naquela plataforma. É espantoso que isso não tenha sido feito na P-75!

O setor Jurídico do Sindipetro-RJ já está tomando as devidas providências.

É intolerável que a Petrobrás desrespeite regras padrão de segurança, colocando a vida dos trabalhadores em risco!

Últimas Notícias