PNG 2020-2024: o fim da empresa integrada de energia

A Petrobrás anunciou, na quinta-feira (28/11), uma redução de 10% na previsão de investi­mentos para cinco anos em seu Plano de Ne­gócios 2020-2024, e decidiu priorizar ainda mais os recursos na exploração do Pré-Sal, mantendo o rit­mo de venda de seus ativos. O novo PNG 2020-2024 traz uma projeção de investimentos de US$ 75,7 bi (cerca de R$ 322 bi, na cotação atual), dos quais 85% serão destinados à exploração e produção de petróleo.

O documento considera preços de petróleo mais baixos do que os atuais: US$ 50 por barril nos próximos cinco anos e US$ 45 no longo prazo. Ainda, segundo o texto, a empresa espera colocar em operação 13 novos sistemas de produção de pe­tróleo — que incluem plataformas e equipamentos submarinos. Em 2024, a meta é atingir a produção de 3,5 milhões de barris de óleo equivalente (soma­do ao gás) por dia, crescimento de 30% com relação à meta de 2019.

Para 2020, a companhia não espera aumento de produção, diante de perdas de volumes com o de­clínio natural de campos mais antigos e concentra­ção de paradas para manutenção de plataformas durante o ano. No novo Plano Estratégico, a Petro­brás passa a considerar um conceito de “produção comercial”, que exclui da conta os volumes de gás que são reinjetados nos poços, consumidos em suas instalações ou queimados – diz o texto.

No final das contas, a intenção desta gestão é jogar a pá de cal no conceito de uma empresa in­tegrada de energia. O sonho de Castello Branco é retirar da Petrobrás toda sua capacidade de refino, distribuição e logística, promovendo um desmon­te que afeta sobremaneira a soberania do Brasil e gera desemprego, vide o que acontece com a BR Distribuidora que hoje promove terror contra seus empregados, tornando real o fantasma do desem­prego para mais de 3 mil pessoas.

O novo PNG, totalmente na contramão das grandes empresas do setor, usa e abusa do mito da Petrobrás quebrada para, de fato, quebrá-la.

Versão do impresso Boletim CLXIX

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »