Policial executa homem desarmado durante protesto na Maré

Sindipetro RJ se solidariza aos familiares de Jefferson de Araújo Costa, de 22 anos, que é mais um negro e favelado executado pela política de segurança do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro

O crime aconteceu na quinta-feira (8/02) durante uma abordagem de policiais militares na esquina da Rua Teixeira Ribeiro com a Avenida Brasil, Jefferson foi baleado na barriga, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ele já chegou morto na unidade.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a abordagem de um PM, de posse de um fuzil, apontando a arma para o rapaz. Logo depois o policial fuzila Jeferson com um tiro a queima roupa A gravação mostra a vítima sangrando e desmaiando nos braços de sua irmã, Marlene de Araújo Costa.

O rapaz participava de um protesto de moradores contra a atuação policial na Maré. A PMRJ durante o dia fez uma operação policial no Complexo da Maré para localizar um caminhão cegonha que teria sido levado para a favela da Nova Holanda.

A morte de Jefferson mostra como os moradores de favelas e regiões mais pobres do Rio de Janeiro são tratados com extrema violência e desprezo pelas autoridades do estado.

 

 

 

Imagem reprodução Instagram “Maré Não Vive

Destaques