Pressão deu resultado: Petros volta a aplicar margem consignável de 13%

Diante da pressão da FNP e de seus sindicatos filiados, a Petros vai emitir novos contracheques com a antiga fórmula de cálculo do adiantamento. A medida não abrange o 13º salário

A Fundação anunciou nesta quinta-feira (04/02) que decidiu voltar a aplicar 13% de margem de desconto AMS na folha de adiantamento nos meses de fevereiro, março e abril, ou seja, o mesmo critério utilizado do mês de janeiro. Segundo o informe, a partir de maio, o provisionamento de AMS no adiantamento voltará a ser de 30%, conforme as regras do ACT. E, assim como já acontece atualmente, no pagamento do dia 25, a Petros acertará no contracheque o valor efetivamente cobrado pela AMS.

“Para que aposentados e pensionistas possam ter mais tempo para se adaptar à mudança, a Fundação decidiu voltar a aplicar 13% de margem de desconto AMS na folha de adiantamento nos meses de fevereiro, março e abril, ou seja, o mesmo critério utilizado do mês de janeiro” – explica a nota.

O fato é que o aumento da margem consignável para 30% e os descontos que ultrapassam esse total, afetou a vida de milhares de pessoas e suas famílias, prejudicando também o repasse de mensalidades das entidades.

Conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (2020-2022), a margem de desconto mudou, passando de 13% para 30% dos benefícios Petros e INSS.

Em janeiro, na folha de adiantamento, a Petros ainda aplicou 13% de margem de desconto AMS, calculada de forma separada entre os benefícios INSS e Petros. No dia 25, foi feito o ajuste do valor devido à AMS, mas com a margem de 30%, de acordo com a nova regra.

Em fevereiro, a Petros aplicou 30% de margem de desconto AMS na apuração do valor a ser adiantado no dia 10, considerando as rendas INSS e Petros, mas aplicando o provisionamento somente sobre a suplementação.

Benefício Farmácia

No adiantamento do dia 10 de fevereiro, alguns participantes também terão a devolução de parte do valor descontado na folha de janeiro referente ao saldo devedor do Benefício Farmácia. Conforme comunicado pela AMS, o valor chega a 60% do saldo devedor. Em breve, a AMS disponibilizará o extrato de fevereiro com os valores ajustados.

Destaques