Sindipetro-RJ cobra medidas urgentes. Na pauta com RH do CENPES, muitas demandas

Há muito temos alertado sobre o desmonte orquestrado de nosso Centro de Pesquisa e os desmandos em algumas áreas em especial. E vamos manter uma coluna permanente para que não passe um dia sem que haja cobrança e, mais que isso, que o novo governo, o novo presidente da Petrobrás, aplique imediatamente as mudanças necessárias na política para a Unidade e, claro, no seu quadro de gestores!

Aconteceu, no dia 19/04, a reunião do Sindipetro RJ com o RH (Gerências “Parceiras de Negócios” para atendimento ao CENPES). Quando fechávamos esta edição, nova reunião estava para acontecer, na terça (25/04), desta vez com os gestores responsáveis por SMS da unidade. Esta segunda reunião será pauta do próximo boletim do Sindicato. Além da reunião da CIPA, na quarta (26/04). A reposição de efetivo, um Mobiliza para o CENPES, abertura de concurso público, substituição dos gestores assediadores e privatistas são as pautas reafirmadas pelo Sindicato.

Perseguição a trabalhador – Entre as diversas situações de assédio e medidas arbitrárias nas gerências do Compartilhado, destacou-se uma recente punição nesta equipe – aliás, aplicada por uma gestora recém-chegada e logo na gerência que era a promessa de melhorar as coisas no CENPES. O Sindicato exigiu imediato cancelamento da advertência, pelo nível de injustiça, abuso e perseguição caracterizados;

Assédio moral e sexual – Seguimos acompanhando não somente os casos mais explícitos, mas também exigindo a transparência e efetividade das medidas a serem implantadas localmente (para além da discussão no GT nacional);

Desrespeito ao ACT – HETT e Banco e Horas – A utilização do assédio como ferramenta de gestão mais uma vez aparece em áreas como PDIDMS e Utilidades – Facilidades, para citar apenas dois exemplos. São vários os relatos de obrigar o operador a lançar códigos não remuneratórios indevidamente, a manter o Banco de Horas “vazio”, sem negociação, ou lançar minutagem fantasiosa na passagem de serviço. Para algumas das denúncias apresentadas, a representação da empresa reconheceu que a medida extrapola a orientação da empresa e disse que iria pedir informações ao gestor local;

Divisão da operação (Utilidades e Facilidades) – Impera o jeitinho e o quebra-galho com trabalhadores realizando tarefas fora de seu escopo; gerências com efetivo abaixo do mínimo; terceirização não regulamentada; deslocamentos extenuantes; abusiva quantidade de PTs; deslocamentos indevidos para o H.A, etarismo e um grande etc. Exigimos a reunificação das gerências e o fim do assédio e ilegalidades, além da reposição do efetivo;

Desmonte da pesquisa – Solicitado o agendamento para tratar do tema da Pesquisa em si, dos recursos, privatizações, desvios, sabotagens e conceitos equivocados dos projetos em voga pela escola de gestores que se sucedem. O Sindicato mandará uma pauta mais específica para a realização da reunião. Iniciamos reuniões com pesquisadores para a qualificação da mesma e em breve voltaremos a informar.

Missão Netuno – Denunciamos a retirada da “Cápsula do Tempo” e pedimos a apuração dos responsáveis que ultrajaram a confiança que aqueles milhares de pequenos brasileiros depositaram em nós. A cápsula segue inviolada no CENPES, por atuação de pessoas que não seguiram as ordens mesquinhas para dar fim ao projeto. Apesar desse desvio de rota, é preciso levar a Cápsula ao lugar que não deveria ter sido retirada até os 70 anos da empresa;

E também foram tratados outros casos que chegaram ao Sindicato como a situação do Transporte em serviço. Essa é uma situação ainda precária e mal resolvida no CENPES. Ocorrem situações em que há necessidade de deslocamento de trabalhadores para outras unidades, que às vezes necessitam transportar equipamentos. Outro ponto envolve a flexibilidade de folgas para embarques eventuais, tendo até situações em que o trabalhador se vê obrigado a deixar equipamentos no próprio CENPES ao retornar de atividade externa. A representação da empresa disse que iria verificar a situação.

Algumas denúncias o RH ficou de averiguar, outras tentou justificar e para outras, prometeu devolutiva em breve. Nas próximas publicações, atualizaremos os desdobramentos destas tratativas. Ciclo de reuniões segue esta semana, com Comissão Local de SMS e CIPA CENPES-CIPD. Conheça o relato mais detalhado da reunião na reportagem.