Reage CENPES: um encontro com a realidade

Na quarta-feira, dia 16/08, ocorreu uma nova reunião, desta vez com o RH Local do CENPES, (ou, como preconiza o atual organograma, “Parceiro de Negócios” do RH), em que foram apresentadas demandas mais sensíveis e concretas ao dia a dia

Desvios de SMS, insegurança no site e a continuidade dos problemas na contabilidade das horas trabalho/folgas.

Também levamos ao conhecimento oficial da empresa as denúncias recebidas na gerência de SMS, onde os profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho estão se sentindo atingidos por desvios de função, onde técnicos de manutenção estão sendo alocados ou mantidos no turno de SMS e inclusive exercendo tarefas que não poderiam. As posições do ICS – (Comandante Inicial do Incidente CII e Chefe de Seção de Operações (CSO) referem-se a situações de emergência e não justificam a situação, menos ainda uma mudança de padrão para a nomenclatura Técnico de Turno

Assim como a vinda do supervisor TM para a Operação, também incomodou muito os trabalhadores do setor. A vários colegas de outras unidades não foi permitido sua alocação na operação, perdendo o turno por estar nesta mesma situação e assim caracterizando clara falta de tratamento isonômico. Ainda sobre SMS, solicitamos mais uma reunião para tratar especialmente da Rede de Incêndio, sobre que nos chegaram informações da inadequação da mesma e os riscos que ela representa.

Ônibus

À vergonhosa desobrigação de fornecimento de transporte e à orientação de que terceirizados têm que esperar, mesmo sob chuva, a lotação do transporte para poder pegar “carona”, soma-se o risco que se comprovou com assalto a três vans recentemente. O Sindicato reforçou a necessidade de uma ação imediata para voltar com os ônibus e garantir mais segurança e vagas para todos os trabalhadores da unidade.

Transferências

Outro tema tratado foi a respeito das transferências. Ainda que com toda a dificuldade de efetivo e a negativa da empresa de atender imediatamente mesmo que parcialmente ao CENPES, o sindicato se dispôs a acompanhar e atuar para possibilitar o retorno de colegas que foram transferidos à revelia para a unidade e não desejam permanecer, bem como procurar pelo Brasil profissionais que desejem vir trabalhar no Complexo, cabendo à companhia a liberação de vagas etc.

Assédio

Mais uma vez também alertamos sobre os processos de assédio – moral, sexual, intelectual – que assolam as mulheres próprias e terceirizadas e os trabalhadores no conjunto do CENPES, relembrando que continuamos vigilantes e acompanhando todas as denúncias, em particular as agressões sexuais contra mulheres negras terceirizadas, que recentemente vieram à tona.