Pesquisa em Saúde do Trabalho perde Renato Bonfatti

Com o Sindipetro-RJ desenvolveu parcerias e pesquisas, integrando recentemente um grupo que ministrou o Curso de Formação em Saúde do Trabalho

Na quinta-feira (13/01), o mundo do trabalho perdeu um de seus grandes pesquisadores. Renato Bonfatti, médico e filósofo, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), que tinha atuação destacada na área de Saúde do Trabalhador e Medicina de Reabilitação, com foco na saúde do trabalhador e ergonomia. Ele foi coordenador de Saúde do Trabalhador da Coordenação da Gestão de Pessoas da Fiocruz, entre os anos de 2007 e 2008, e colaborou imensamente para fortalecer a área na instituição.

Bonfatti participou de inúmeros eventos, levando importantes contribuições para a área de Saúde do Trabalhador no país. Dezenas de alunos contaram com sua orientação em cursos de especialização, mestrado e doutorado na ENSP e em outras instituições de ensino. O pesquisador deixa extensa bibliografia na área, além de enormes contribuições em projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Projeto Fiocruz Saudável.

Contribuição sobre teletrabalho

Em 15 de julho, de 2020, Bonfatti participou de uma live promovida pelo Sindipetro-RJ/FNP “COVID-19: 120 dias de trabalho na frente de produção e teletrabalho”, em que fez uma apresentação sobre o teletrabalho em tempos de pandemia. Na ocasião, o pesquisador discorreu sobre as vantagens e desvantagens do teletrabalho e como a Reforma Trabalhista trata o tema na pós- CLT, explicando as bases de aplicação do teletrabalho que deve levar em conta o estilo de vida, capacitação, promoção de atividades de confraternização, entre outras que devem ser consideradas na implantação do sistema.

 

 

O SindipetroRJ se solidariza com a família e os profissionais do ENSP/CESTEH, colegas do professor Renato Bonfatti, neste triste momento de seu falecimento. Gratidão pelos ensinamentos e pelo exemplo de ser humano preocupado e dedicado à saúde do trabalhador.

Renato Bonfatti, presente!

Destaques