Repeteco: empresa deixa recepcionistas sem pagamento

As recepcionistas da Petrobrás terceirizadas pela empresa Fitel Service Ltda., que tem sede em Macaé, deveriam receber o pagamento até o quinto dia útil do mês, mas até agora nada. Segundo comunicado da própria Fitel não há previsão de pagamento. O vale alimentação chegou integral, mas o valor do vale transporte foi pago para apenas 11 dias, terminando na sexta (14). O contrato teve início em agosto/2019 e tem validade de quatro anos. Em nota, a empresa alegou estar enfrentando processos na Justiça com bloqueio de contas bancárias, lamentou e informou que na segunda (16) vai estar reunida com a Petrobrás.

Desde a empresa Personal, passando pela empresa anterior (Fórmula), as(os) trabalhadoras(es) da recepção vêm sofrendo ao ficarem sem o pagamento. Sem o vale transporte, muitas(os) começaram a faltar ao trabalho e os seguranças foram convocados para realizar o trabalho de recepção, gerando bastante transtorno na entrada com grandes filas, por exemplo. Na época, o contrato com a Fórmula foi interrompido e a empresa Nova Rio, que tinha participado da licitação, assumiu até o final do contrato, quando foi aberto novo processo de escolha da empresa.

Estamos de olho

Como no caso anterior, o Sindipetro-RJ está solidário com as recepcionistas, vai acompanhar de perto todo o processo e vai cobrar tanto da Fitel, quanto da Petrobrás todos os esclarecimentos e providências para que o caso seja resolvido o mais rápido possível. Vale ressaltar que cada vez mais a Petrobrás vem abandonando seus trabalhadores próprios e, mais ainda os contratados. Desde os baixíssimos salários pagos a esses trabalhadores (cerca de R$ 1300,00), à retirada do plano de saúde para dependentes e o descaso nos critérios para a escolha da empresa prestadora de serviço, dentre outros.