O movimento contra as privatizações realizou na última quarta-feira (13), o Seminário ‘O Brasil Não está à Venda’ no Auditório Nereu Ramos no Congresso do Nacional. Serão vendidas 57 empresas, incluindo aeroportos, terminais portuários, a Lotex (Loteria da Caixa conhecida como “raspadinha”) e a Casa da Moeda, além da Eletrobrás. O Sindipetro-RJ enviou representantes ao evento. A petroleira Natália Russo, diretora do sindicato e da FNP, reforçou a posição da categoria contra o desmonte da Petrobrás promovido por Pedro Parente.

Logo após o Seminário, promovido pela Comissão de Legislação Participativa, um grupo de trabalhadores que protestava contra as privatizações propostas pelo Governo Temer foi impedido de acessar as galerias da Câmara dos Deputados junto com o Deputado Federal Glauber Braga (PSol/RJ). Eles acabaram sendo violentamente reprimidos por seguranças legislativos com gás de pimenta e a golpe de cassetetes (Imagens em http://bit.ly/repressaodf).

Na confusão, o moedeiro Ailton Gomes da Silva foi ferido e encaminhado à enfermaria de onde seguiu para registrar uma ocorrência na própria Câmara dos Deputados.

No evento foi lançado um manifesto assinado pelas lideranças do Psol, PT, PCdoB, PDT e Rede na Câmara dos Deputados, além da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

O documento afirma que “Riquezas nacionais e empresas públicas estão sendo propositalmente sucateadas e colocadas à venda, em negociatas absurdas, assessoradas pelos mesmos entreguistas que participaram e se enriqueceram com privatizações dos anos de 1990. Empresas estratégicas que custaram o sangue e o suor do povo brasileiro ao longo de décadas são oferecidas a preços irrisórios a multinacionais e especuladores estrangeiros, com a ajuda de seus prepostos internos”.