Resoluções apresentadas na plenária final e aprovadas consensualmente

PAUTAS GERAIS

1) NOSSA PAUTA É DO TAMANHO DA NOSSA LUTA das trabalhadoras e trabalhadores próprios e terceirizados, da holding e das subsidiárias, do operacional e do administrativo, do Nível Técnico e do Nível Superior e dos aposentados, sem os quais este ACT não existiria!

A Petrobrás vem batendo recordes de lucro e a categoria espera que, com o novo governo, isso se reverta não mais em dividendos bilionários, mas em investimento, por um lado e, por outro, em salário e direitos para os trabalhadores.

– Diferente de quem ocupa os sindicatos de braços dados com os patrões, não nos pautamos por aquilo que gestores, governo ou acionistas dizem ser “possível” conceder, lutando por todos os direitos perdidos da categoria nos últimos governos, não só a partir de Temer.

– Nossa pauta deve refletir o tamanho da expectativa da categoria e da riqueza que esta produz. Prever todas as demandas atuais levantadas pelos trabalhadores e todas as reparações, reposições e isonomias.

2) Diante das ameaças golpistas dos bolsonaristas, o Sindipetro RJ estará sempre ao lado da defesa da democracia e contra as movimentações golpistas.

3) Lutar pela construção de uma frente única com todos movimentos sociais com o objetivo de construir ampla mobilização permanente para combater a extrema direita golpista e defender direitos sociais e democráticos de interesse do povo trabalhador brasileiro! Dentro disso, construir relação privilegiada com a CSP-CONLUTAS, Fórum Sindical, Popular e de Juventudes e outras iniciativas classistas e independentes, como o ENCLAT.

4) Defender que Bolsonaro assim como os bolsonaristas paguem pelos crimes que cometeram. Sem conciliação e sem Anistia!

5) Realizar uma campanha para que os gestores bolsonaristas que permanecem, sejam retirados dos seus cargos, em torno do eixo “Fora Gestores Bolsonaristas da Petrobrás!”

6) Lutar para baixar ainda mais os preços dos derivados de petróleo e gás.

7) Lutar pela retomada dos ativos privatizados nos últimos anos. Petrobrás 100% estatal.

8) Que o Sindipetro-RJ chame os demais sindicatos de estatais no Rio de Janeiro para um fórum unificado de luta em defesa das estatais.

9) Contra a criminalização do MST e demais movimentos sociais.

10) Resolução do Congresso: Anistiandos ex-panfleteiros: Em apoio à busca pelo reconhecimento de anistia política e pela suas injustas demissões persecutórias, o Congresso Regional resolve, para os companheiros e companheiras abaixo citados, que o Sindipetro-RJ conceda mensalmente uma Cesta Básica e 400,00 reais por mês para:

• Ernestina da Silva;
  • Raimunda Catarina Almeida da Silva;
  • Maria José de Oliveira;
  • Bárbara José  Silva dos Santos;
  • Luiz Carlos Alexandre de Souza ( Muçulmano ).

Os cinco panfletavam os materiais sindicais no passado, estão mais velhos e fragilizad@s, aguardando a finalização de suas anistias.

Tal apoio deve ser previsto nos orçamentos anuais e a parte financeira deverá ser reajustada conforme o índice de correção anual do salário-mínimo. Perdurará o apoio até que a anistia seja efetivamente reconhecida e, caso não seja, também perdurará.