Reunião de Acompanhamento do ACT – Em Tempo Real

Nesta quarta-feira (19), começam as reuniões de Acompanhamento do ACT 2017/19. Na pauta do dia: ACT, Regime de Trabalho – Manhã / AMS – Tarde.

O RH não permite transmissão ao vivo, nem foto, nem gravações. Aliás, nem ata de reunião eles permitem!!, mas nosso jornalismo disponibilizará em nossas mídias uma cobertura em tempo real, com um resumo das discussões.

Nos links abaixo, alguns documentos com a pauta a ser cobrada. Outros itens, frutos das reuniões e mensagens mais recentes, poderão ser pautados na hora.

http://sindipetro.org.br/carta-fnp-064-2018-pauta-setembro/

http://sindipetro.org.br/carta-fnp-065-2018-complemento-pauta/

http://sindipetro.org.br/carta-fnp-065-2018-parte-2-complemento-pauta/

9h30:  Início  (PCR: não às perseguições!)- Nesta quarta-feira (19), reunião começa com crítica ao PCR, às punições e qualquer forma de pressão ou perseguição decorrente do exercício de opinião por crítica ao PCR feito por trabalhadores e trabalhadoras que estejam em atividade sindical. Nesta situação vale citar o caso de Moara Zanetti, diretora do Sindipetro-RJ, e de Leonardo Auim, operador da Regap.

Segundo informações, Auim foi punido “em razão do abandono do posto de trabalho sem a devida rendição ou passagem de serviço para outro técnico de operação”, diz o comunicado que o trabalhador recebeu da administração da empresa.

Segundo Leonardo, a Petrobrás tem grupos de contingência para assumir a operação da refinaria em caso de greve, mas orientou os trabalhadores que integram esses grupos a não adotarem a providência. O operador relata que permaneceu por 16 horas na refinaria. “Tenho colegas que ficaram 48 horas sem dormir, trabalhando sob condições de risco”, afirmou.

1oh: ( Ainda PCR e PCAC) – Dúvidas sobre para quem assinou o PCR, relativas ao enquadramento nos respectivos conselhos profissionais, e a situação dos que optaram por ficar no PCAC, como vai ficar?

1oh10: (Violência na RPBC) – Representantes relatam o agravamento da situação da segurança na RPBC que sofre com seguidos casos de violência urbana.

10h15: (FNP critica a lentidão e falta de respostas para ofícios enviados e não respondidos) –  Outro ponto é inoperância do atendimento nos serviços de auto-atendimento virtual aos empregados da Petrobrás como, por exemplo, em pedidos de reembolso. Os sindicatos da FNP acumulam uma série de reclamações e pedidos de ajuda de ativos e inativos.

Diretores da FNP também informam que o setor  Relações Sindicais da empresa não responde aos ofícios enviados e questionam: “Vale a pena esta mesa?”. Este setor ignora todas as tentativas de negociação, afirma diretor.

10h20: (Demissão estapafúrdia – Vinicius Giorgetti) – Transpetro diz que pediu segredo de justiça para “proteger” o ex-empregado. E que a decisão da demissão é irrevogável.

Vinicius Giorgetti teve 11 anos de bons trabalhos totalmente descartados por causa da retirada, por parte do petroleiro, de algumas cápsulas de café à disposição para consumo, durante um evento da NTS do qual Vinicius participou. Bastou isso para que a direção da NTS estranhamente registrasse queixa junto à direção da Transpetro contra o petroleiro, a qual, buscando agradar o freguês, demitiu Vinicius sem nem lhe dar a chance de se defender.

10h25: (Novo PIDV) – RH também desmentiu a existência de um novo PIDV para 2019.

10h30: (Empresa responde laconicamente sobre o PCR) –  “foi uma decisão que a empresa tomou respaldada pela legislação, sem mais comentários” – disse o representante da Petrobrás.

10h45: (Acesso à informação) – Em resposta as criticas da FNP sobre as falta de respostas e lentidão nos encaminhamentos solicitados, a empresa diz que não tem obrigação de responder toda informação solicitada pelas entidades sindicais “Não há obrigatoriedade da lei que faça a empresa a responder a tudo que vocês perguntam”.

11h: (Plataformas) – A FNP solicita uma reunião com os responsáveis pelas áreas devidas para tratar especificamente sobre questões relacionadas às plataformas. RH solicita que a FNP prepare uma pauta e se compromete em agendar a reunião. Segundo a FNP, atualmente, existem problemas de transportes e, principalmente, de assédio nas plataformas, além de outros.

11h25:  (Liberações sindicais, equiparar a redação do ACT da Transpetro ao ACT da Petrobrás) – Representante da Transpetro diz que a liberação de dirigentes sindicais pelo ACT da empresa é diferente ao da Petrobrás. “São acordos diferentes, não foi discutido no ACT com a Transpetro. As liberações ocorrem proporcionalmente ao tamanho do quadro funcional da empresa” – disse.

11h30: (Acompanhamento de ACT e Regime de Trabalho)  – Na mesa, a FNP relata problemas com a gerência da P-68, com relação a transferência unilateral por parte deles e solicita apuração dos fatos.

11h40: (UTGCA: retirada de 15  Técnicos do Turno para o Admistrativo) – A empresa ficou de averiguar a situação dos empregados, por conta de um possível ruído de informação.

11h50: (Pagamento de adicional transporte para embarcados na unidade PLATAFORMA RIO (P-74/P-75/P-76/P-77). FNP relata que empregados do Rio de Janeiro não recebem auxilio deslocamento e alimentação por cumprimento de jornada de 12h. Empresa diz vai averiguar situação dos trabalhadores.

12h08: (Ineficiência do botão compartilhado) – reclamações sobre o atendimento demorado e não presencial no Beneficio Educacional.Empresa diz que existiu problemas no início do ano, mas que no momento podem ocorrer problemas pontuais, informando que o sistema está sendo ajustado, e que vai analisar caso a caso para demandas relatadas. “Para o futuro o objetivo é criar um auto-atendimento eficaz” – prometeu o representante da empresa.

12h20: (Perseguição política) – Mais uma vez, a FNP cobrou, em mesa, uma resposta sobre o caso do petroleiro Wesley Bastos, que foi punido e perseguido politicamente.
Bastos é ex-dirigente sindical, cipista, apresentou muitas denúncias sobre a SMS. A punição velada ou aberta aos ativistas da categoria é uma condição combatida pelos sindicatos da categoria e pela FNP.

12h30: (Pagamento de PLR) O Sindipetro-SJC e o Sindipetro-LP pleitearam que a empresa abra negociação sobre a PLR e aceite pagar o valor já definido por ela com um termo de quitação, ressalvando o que está sendo discutido na justiça para não prejudicar os trabalhadores.
Infelizmente, apesar da empresa saber que deve o pagamento, mais uma vez assumiu uma posição intransigente quanto ao tema. É a mesma gestão que ofereceu um abono de duas remunerações para implantar o famigerado PCR e pagou uma indenização bilionária para acionistas estrangeiros.

12h40: (Horas extras no carnaval na P-74) – FNP informa que empresa estornou dos empregados o pagamento que havia feito por horas extras trabalhadas durante o carnaval de 2018, descontando em folha de pagamento. O representante da Petrobrás ficou de verificar o que de fato aconteceu.

13h: (Punições na Regap)– FNP denuncia punições a trabalhadores que não aderiram ao PCR e a participaram da greve de maio. Empresa diz que não há nenhum informe sobre a questão e que o caso não está sendo avaliado.

Encerrado reunião da parte da manhã.


14h45 – Em instantes terá início a segunda parte do primeiro dia de Reuniões de de Acompanhamento do ACT . Tema: AMS

– Dificuldade dos profissionais de credenciamento. Em Caraguatatuba, vários profissionais de saúde estão com essa dificuldade e com uma tendência de queda no número de profissionais.
– A aplicação do código de tratamento de frequência 1114, para abono de acompanhamento de filho em terapias continuadas por até 240h anuais. Por que os empregados Transpetro não são contemplados?
-Cobrar o retorno sobre os descredenciamentos, principalmente na Baixada Santista;
– O caso do hospital de São Sebastião. A dificuldades de liberação de procedimentos (até fisioterapia) estão pedindo 10 dias.
Demora no pagamento aos credenciados por parte da AMS

14h47: (Demandas da AMS) – A reunião começa com uma apresentação da empresa sobre o relatório mensal de AMS, em que informou haver 18 mil credenciados, além de outros dados.
Em seguida, a FNP iniciou o preâmbulo com críticas ao funcionamento de AMS, considerado a importância da mesa de negociação para solucionar as dificuldades.

15h30: (Resolução 23) – A federação também pontuou o enfrentamento que poderá ocorrer no próximo ano, em função do impacto da Resolução 23, que trata da alteração de governança e custeio de estatais na modalidade de autogestão de planos de saúde.

15h50: (Sobre a AMS empresa responde) Segundo a Petrobrás, o objetivo é melhorar os serviços de AMS, como a disponibilização de call center. “Para isso, estamos fazendo treinamentos constantes com a equipe que opera o call center, por exemplo. “Nós queremos ter zero de reclamação”, afirmou.
– Sistema fora do ar – Representantes de AMS dizem que não é normal o sistema ficar fora do ar e pede mais informação para tratar o problema.
Após o preâmbulo, a FNP questionou a empresa sobre a dificuldade dos profissionais para se credenciarem à AMS. Em Caraguatatuba, por exemplo, vários profissionais de saúde estão com essa dificuldade, o que gera, consequentemente, uma queda no número de profissionais credenciados.10

16h10: em resposta  RH informou que estão entrando em contato com os credenciados, por telefone, para esclarecer sobre regularização de contas e enfatizou que são casos pontuais. “Temos estreitado essa relação”, informou.
A empresa também informou que não está oferecendo plano Bradesco para os novos concursados.

16h30:  (Código 1114 para empregados da Transpetro) – A aplicação do código de tratamento de frequência 1114, para abono de acompanhamento de filho em terapias continuadas por até 240h anuais. Por que os empregados Transpetro não são contemplados? A empresa informou que analisa caso por caso e informou dará atenção especial a casos específicos.

17h40 – Reunião encerrada

Destaques