Roda de Conversa debate situação das trabalhadoras no sistema Petrobrás

Nesta terça-feira (07/03), o GT de Diversidade e Combate às Opressões do Sindipetro-RJ promoveu no CENPES uma Roda de Conversa, pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08/03)

Em pauta, a situação das trabalhadoras no contexto da Petrobrás e do CENPES (próprias e terceirizadas) na luta por igualdade de direitos, contra o assédio e abusos sofridos.

Programação do 8M no Rio

No Rio de Janeiro, já ocorreram plenárias híbridas e o Sindipetro-RJ participou da organização de atividades para o 8M. Através de Grupos de Trabalho foram eixos principais unificados para a celebração do Dia Internacional da Mulher, nesta quarta, que terá concentração no EDISEN, às 12h15, e na Candelária, a partir de 16h, com marcha para a Cinelândia.

O carro-chefe do evento será “Mulheres nas ruas em defesa da democracia! SEM ANISTIA! Chega de feminicídio e de violência contra as mulheres do campo, da cidade e da floresta!”. Serão carregadas ainda outras importantes bandeiras: “por emprego e renda; pela legalização do aborto; pelo fim da fome; em defesa da educação e da saúde públicas” e tem também um “esperançar por novas conquistas!”.

Além do eixo principal, as plenárias destacaram outros temas para serem abordados nos materiais do 8M 2023 como:

– A revogação das reformas trabalhista e previdenciária; e

– A reestatização em geral, abrangendo Eletrobrás, CEDAE e pedaços da Petrobrás que foram privatizados.

FNP promove encontro em maio

A Federação Nacional de Petroleiros vai realizar o seu 1º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras. O encontro está previsto para os dias 5 e 6 de maio em formato presencial e híbrido. O objetivo do Encontro é promover uma troca de ideias e experiências no sentido de fortalecer as mulheres, além de construir uma pauta a ser apresentada na negociação do acordo coletivo. Maiores informações entrar em contato pelo e-mail da FNP: fednacpetroleiros@gmail.com