Segundo dia do Congresso Nacional da FNP debate desmonte de estatais

Nesta sexta-feira (3), está sendo realizado o segundo dia do Congresso Nacional da FNP. Abertura do Congresso começou com a Votação do Regimento, Prestação de Contas e Parecer do Conselho Fiscal, que foram aprovados por ampla maioria.

Neste momento está sendo realizado o Painel sobre Defesa das Estatais, mesa  que conta com a presença de advogada Raquel Sousa, autora de diversas ações em nome da FNP contra a venda de ativos a Petrobrás, e de Nazareno Godeiro, do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos – ILAESE.

A petroleira, Carla Marinho, diretora do Sindipetro-RJ, em sua intervenção , na parte dos inscritos, se emocionou, e também aos delegados, na defesa da Petrobrás e do Brasil.

“Precisamos trazer a população para essa luta. Foi a população que criou a Petrobrás, um movimento suprapartidário, envolvendo várias camadas da sociedade como estudantes, intelectuais, militares, entre outros. Precisamos trazer essas pessoas de volta , eu sonhei a vida inteira em ser pesquisadora neste país, e todos que têm esse sonho saem do Brasil. Eu tive a oportunidade de sair, mas resolvi ficar. Por isso, eu digo que as pessoas no Brasil precisam ter condições de sonhar juntas” – disse, emocionando a platéia.

Já Raquel Sousa destacou “Estamos diante de um governo com fortes traços fascistas. Estamos em um Estado e Democracia que pertencem  ao donos do poder, o capital” – disse.

No encerramento de sua fala o pesquisador Nazarero Godeiro informou que o ILAESE está realizando um estudo profundo sobre a Petrobrás que vai ajudar, por exemplo, a saber de fato qual poderia ser o preço real cobrado pelo combustíveis.

Na parte da tarde, entre  14he  15h50, teremos o  Painel Estratégia de Mobilizações, em seguida, entre 16h e 18h começa o Painel de Opressões “De Rosa Luxemburgo a Marielle Franco” A Luta contra a Opressão e a Exploração.

No encerramento das atividades do dia, de 18h ás 20h, acontece a  Palestra de comunicação: “ Os desafios das comunicações de massa das mídias sociais”.

Acompanhe tudo que acontece no Congresso 2019 ao vivo, no Facebook da FNP e do Sindipetro-RJ. Fotos e entrevistas também estão disponíveis.