Seminário debate os 40 anos da Lei de Anistia

Nesta terça-feira (27) será realizado em Brasília o Seminário de Anistia Política, no Auditório Nereu Ramos – Anexo II da Câmara dos Deputados. O evento é uma rememoração aos 40 anos do aniversário da Lei de Anistia. O Sindipetro-RJ/FNP estará representado por sua diretora Fabíola Monica.

A atividade marca uma das datas de maior importância no calendário da história política do Brasil e contará com a participação de personalidades e lideranças que conhecem a fundo a questão da anistia. Na programação do evento, filmes, palestras e testemunhos de quem mantém viva a chama da esperança de que a Lei seja integralmente cumprida e que finalmente a Justiça seja feita, pondo fim à amarga espera que já perdura quatro décadas.

O ato em Brasília constitui mais um capitulo da intensa luta empreendida pelos/as anistiados/as e anistiandos/as brasileiros/as que, ao longo desses 40 anos, se mantêm organizados, mobilizados e em luta permanente no intuito de fazer valer seus direitos.

Programação:

• DIA: 27/08/19 – SEMINÁRIO

Local: Auditório Nereu Ramos – Anexo II da Câmara dos Deputados.

– 9h – ABERTURA

• Credenciamento dos participantes.
  • Café da manhã.

– 9h30 – MESA DE ABERTURA

– Presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara (CLP) –

Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG).

– Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) – Deputado

Helder Salomão (PT/ES).

– Presidentes das Centrais Sindicais.

– Execução do Hino Nacional.

– Exibição do vídeo: Caravanas da Comissão de Anistia.

– 10h00 – 1º Painel – JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

– Coordenação: Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) – Presidente da CLP.

Expositores:

– Eneá de Stutz e Almeida – Ex-conselheira da Comissão Nacional de Anistia.

– Vitor Mendonça Neiva – Conselheiro representante dos anistiados na Comissão de

Anistia.

– Deborah Duprat – Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão.

– Felipe Santa Cruz Oliveira Scaletsky – Pres. da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

– Emiliano José – Jornalista, Doutor em comunicação e escritor.

– Nilmário Miranda – Ex-Presidente da CDHM da Câmara Federal e ex-preso político.

– João Vicente Goulart – Presidente do Instituto João Goulart.

– 13h30 – 2º Painel – GREVE COMO REFERÊNCIA PARA A ANISTIA Coordenação: Deputado Glauber Braga (PSOL/RJ).

• Exibição dos vídeos: – Greves Políticas dos Petroleiros e Petroquímicos. – Greves operárias, ABC, Embraer e Correios.

Expositores:

– Prudente José Silveira Mello – Ex-Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

– Luciano Campos – Representante da Associação Brasileira dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobras e Demais Empresas Estatais (ABRASPET).

– Aleinaldo Silva – Representante dos Petroquímicos.

– Deputado Federal Vicentinho – Representante dos Metalúrgicos.

– Paulo Bezerra – Representante da Associação dos Anistiados e Aposentados e Funcionários dos Correios e Telégrafos do Estado de São Paulo (AACETESP).

– Aderson Bussinger – Representante da OAB-RJ.

– 15h20 – 3º Painel – MORTOS E DESAPARECIDOS – Coordenação: Deputado Helder Salomão (PT/ES) – Presidente da CDHM. Expositores: – Irene Gomes – Advogada e Pesquisadora sobre Anistia Política.

– Joviniano Neto – Representante da Associação Tortura Nunca Mais. – Capitão Wilson Silva – Presidente da Associação dos Militares Anistiados (AMPLA).

– 16h10 – 4º Painel – MOVIMENTO ESTUDANTIL ONTEM E HOJE – Coordenação: Deputada Érika Kokay (PT/DF) – Vice-Presidente da CLP.

– Lahis Rosa – Ex-integrante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

– José Geraldo de Sousa Júnior – Ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB).

– Mateus Gambra – Professor da UnB.

• 17h – HOMENAGENS A ANISTIADOS E PERSONALIDADES
  • 18h – ENCERRAMENTO