Série de vídeos explica geopolítica do petróleo no mundo e Brasil

O Sindipetro-RJ através do seu Núcleo 2 – Campanha Contra a Privatização , Geopolítica, Formação, Cultura, Esporte e Memória –  produziu uma série de vídeos informativos com pesquisa, apresentação e comentários da geóloga e jornalista Patrícia Laier, diretora do Sindicato e conselheira da AEPET.

Dividida em partes, a série começa tratando de um relatório feito, em 1978, por espiões dos EUA sobre os campos de petróleo gigantes do mundo, e chega até o atual cenário em que a população sofre com o preço dos derivados, graças à política de equiparação aos preços internacionais, instaurada ainda na gestão de Pedro Parente (2016/2018) – Governo Temer – e mantida na atual de Roberto Castello Branco.

A segunda parte “O Impacto do Pré-Sal na Geopolítica do Petróleo Mundial”, que, aliás, foi o tema de palestra, no dia 17 de setembro, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) em Palmas-TO, trata da diferenciação entre campos de petróleo classificados como Gigantes, Supergigantes e Megagigantes e comenta a função estratégica do Pré-Sal para o Brasil e o mundo.

O vídeos podem ser acessados no Canal do Sindipetro-RJ (https://sindipetro.org.br/multimidia/videos/)