O Sindipetro RJ se tornou uma referência nacional de luta. Esta construção foi possível num período onde tínhamos uma Petrobrás pujante, tocada por seu próprio corpo técnico de primeira, liderando o crescimento do país. Com os francos ataques à sociedade brasileira e seu recente desmonte via contrarreformas, a Petrobrás vem sofrendo um agressivo processo de desmonte. Em paralelo, os petroleiros estão sendo “desmobilizados” (por vários meios) a deixar as frentes de luta.

Por outro lado, um deficiente trabalho sindical de base contribuiu para afastar e manter afastados inúmeros trabalhadores que podiam estar hoje engrossando as fileiras do sindicato. O nome da nossa chapa, que venceuas últimas eleições do Sindipetro, está vinculado a enfrentar justamente esses dois fatores: “Mudar o sindicato para melhor defender a Petrobrás e os petroleiros!”.

Nosso desafio agora é transformar o sindicato nessa ferramenta que os trabalhadores precisam para organizar-se e lutar. Para isso, é fundamental que o conjunto dos petroleiros fortaleça o sindicato, participe das reuniões, assembleias, lutas e greves. Também é fundamental que se sindicalize, pois o sindicato é sustentado justamente pela contribuição voluntária dos associados. O sindicato só será forte se a categoria quiser. Sindicato forte é categoria forte!

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »