Sindicato cobra providências em reuniões com a Transpetro

Em pauta: perseguição antissindical, falta de efetivo em diversos lugares, pautas específicas e situação dos terceirizados. Sindipetro-RJ pede reunião com o presidente da empresa para “pôr ordem na casa”

Mexeu com um, mexeu com todos!

Na quarta-feira (12/06) foram realizadas reuniões entre o Sindipetro-RJ/FNP, RH – Relações Sindicais e a assessoria da Presidência da  Transpetro. O Sindipetro-RJ apresentou o sentimento de revolta da categoria contra o processo de perseguição contra o ex-diretor do Sindicato, Wesley Brito que foi sumariamente transferido do CNCL pela gestão da Transpetro. O Sindipetro-RJ não aceita a justificativa alegada pela empresa de excesso de pessoal para a execução da transferência de Wesley.

O Sindipetro-RJ segue atuando para que seja revertida essa injustiça, pois se mexeu com um mexeu com todos, exigindo o retorno imediato de Wesley Brito às suas funções no CNCL. Se for o caso serão tomadas medidas para reversão dessa transferência absurda, que claramente se configura como uma prática antissindical da Transpetro. Todos os grupos do CNCL têm demonstrado apoio a Wesley, como acontece com o pessoal do administrativo da empresa.

Efetivos e terceirizados

A representação sindical expôs mais uma vez, a situação de precariedade do Terminal Baía da Guanabara (TABG), que vive uma rotina de acidentes por conta da falta de efetivo. Também foi denunciada a situação dos trabalhadores terceirizados do terminal que sofrem com os sucessivos abusos contra os seus direitos como atrasos no pagamento de benefícios como Vale Alimentação, Vale Transporte, Plano de Saúde e no pagamento de indenizações trabalhista, convivendo ainda com condições insalubres de trabalho.

Ainda, sobre o TABG, foi denunciada a disparidade do piso salarial praticado pelas empresas conforme o munícipio.

Plano de carreira

Sobre o plano de carreira, a FNP reivindica uma discussão transparente da empresa junto com a categoria, além de exigir um plano isonômico com a holding Petrobrás, aplicando assim uma integração corporativa. A primeira reunião está agendada para o próximo 17/07, e o Sindipetro-RJ/FNP  reforça a necessidade de a Transpetro fazer parte da mesa.

Recepção de novos funcionários da Transpetro

O RH da Transpetro apresentou um plano de como será a recepção aos 270 novos funcionários programando inicialmente para 04/07. No evento a FNP terá espaço para apresentação, da mesma forma que é feito atualmente pela Petrobrás.

Reunião com o presidente da Transpetro

O Sindipetro-RJ /FNP solicitou o agendamento de uma reunião com o presidente da Transpetro, tendo já encaminhando uma carta-ofício (no 203/2024) na qual apresenta uma pauta, listando uma série de reivindicações importantes a serem apresentadas. Confira o documento